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Temporada de cruzeiros 2025/2026 será a menor dos últimos três anos

Fonte: Jornal da Orla
 
A temporada de cruzeiros 2025/2026 do Porto de Santos (SP) terá o menor número de escalas dos últimos três anos. De acordo com dados do Concais, que administra o terminal de cruzeiros do complexo santista, serão 134 escalas e 14 navios, sendo seis regulares (com embarque e desembarque), e outras oito em trânsito (quando não há movimentação de passageiros, apenas parada). O calendário completo e atualizado da temporada será divulgado no final deste mês, segundo confirmado pelo Concais. A temporada está prevista para começar em 26 de outubro e seguirá até 19 de abril de 2026.
 
Em comparação à temporada 2024/2025, o Concais recebeu 152 escalas de 13 navios, o que aponta uma redução de quase 12% neste tipo de operação para o complexo portuário santista neste ano. Já a temporada 2023/2024 fechou em 153 escalas, com 16 navios – a segunda maior da história em número de movimentação de passageiros. Por fim, a temporada 2022/2023, pós-pandemia, contou com 145 escalas e 17 navios.
 
INFRAESTRUTURA
 
A Associação Nacional de Terminais de Cruzeiros (Aterc Brasil), apontou que a previsão de escalas para a temporada tem a ver com a ausência de infraestrutura adequada para as maiores embarcações de turismo do mundo.
 
Um dos fatores apontados por ela é a falta de berços exclusivos para atracação de navios de passageiros, o que compromete a segurança e a eficiência das operações, segundo a Aterc.
 
“É preciso destacar que o armador enxerga o passageiro como um hóspede. E a experiência da viagem começa antes mesmo do embarque: com um acesso rápido e fácil ao terminal, um embarque organizado por meio de fingers e uma logística eficiente dentro e fora da instalação portuária”, disse João Tomaz, diretor-executivo da Aterc Brasil.
 
A Associação defende a transferência do terminal de passageiros da região de Outeirinhos para o Valongo, bairro que ganhou um complexo turístico e portuário localizado no Centro Histórico de Santos.
 
PROJETO
 
O projeto de transferência do terminal já recebeu aval do Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor). Além disso, a Autoridade Portuária de Santos (APS), a Prefeitura de Santos e instituições ligadas às operações portuárias e de turismo também defendem a mudança de local.
 
A mudança ainda não tem prazo para ocorrer. Ela é uma das contrapartidas previstas no contrato de concessão do Tecon Santos 10, futuro megaterminal de contêineres e carga geral a ser instalado na margem direita do porto. A empresa que vencer a licitação terá de destinar uma quantia que passa de R$ 1,1 bilhão em outorga para a transferência do terminal de passageiros.
 

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