Notícias
Portos brasileiros batem recorde e registram melhor semestre da história
Fonte: BE News
Movimentação chega a 653 milhões de toneladas; contêineres e granéis sólidos puxam crescimento
A movimentação de cargas nos portos brasileiros bateu recorde no primeiro semestre deste ano, totalizando 653,7 milhões de toneladas, volume 1% maior que o registrado no mesmo período de 2024, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O porto público com maior movimentação foi o de Santos, que registrou 67,9 milhões de toneladas.
O desempenho foi impulsionado por avanços em diferentes segmentos. O transporte de contêineres somou 78,1 milhões de toneladas, o maior volume da série histórica, e os granéis sólidos chegaram a 387,1 milhões de toneladas. “O crescimento tem sido constante em carga conteinerizada, o que mostra uma diversificação do tipo de mercadoria transportada”, afirma o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Ele lembra que, ainda este ano, o ministério pretende realizar o leilão do terminal de contêineres de Santos (Tecon Santos 10), operação que, segundo a pasta, permitirá ampliar em 50% a capacidade do porto para esse tipo de carga.
Os portos, responsáveis por 95% do comércio exterior brasileiro, também registraram crescimento de 2% na movimentação de cargas de longo curso — importação e exportação. Entre os produtos mais transportados no semestre, destacam-se o minério de ferro, com 190,5 milhões de toneladas (alta de 2,5% sobre o mesmo período do ano passado), o óleo bruto de petróleo, com 104,1 milhões de toneladas (crescimento de 0,62%), e a soja, com 93 milhões de toneladas (aumento de 5,2%).



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar