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Porto de Santos debate uso de fundo náutico com especialistas europeus
Fonte: BE News
Workshop promovido pela APS reuniu representantes de Hamburgo e Roterdã para discutir gerenciamento de sedimentos, dragagem e segurança da navegação
A Autoridade Portuária de Santos (APS) promoveu na terça-feira (8) um workshop com a presença de representantes de portos europeus, para debater o aproveitamento do fundo náutico e a dinâmica sedimentar dos portos. O encontro aconteceu na sede da empresa pública, e reuniu autoridades e especialistas do setor portuário, que ouviram a experiência do trabalho no Porto de Hamburgo, na Alemanha, e Roterdã, na Holanda.
Representantes dos dois países apresentaram características dos portos, desde informações sobre o Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS), segurança e aspectos náuticos, até questões de gerenciamento de sedimentos e projetos de aprofundamento. A ação foi realizada pela APS, com apoio do grupo Young Professionals da Pianc (Associação Mundial para Infraestrutura de Transportes Aquaviários).
“A ideia foi trazê-los até aqui para apresentar à comunidade portuária os possíveis benefícios de explorarmos mais essa parte acadêmica e o que isso pode nos trazer no futuro”, afirmou o gerente de Controle de Acessos Logísticos da APS, Felipe Fray.
Os especialistas de Alemanha e Holanda também mostraram os resultados de estudos realizados que podem servir de referência para o Brasil. A ideia é aproveitar essas pesquisas para reduzir os custos operacionais de dragagem com manutenção dos níveis de segurança.
O evento de terça-feira também teve a presença de especialistas da APS que já estiveram nos portos envolvidos nos estudos. Representantes da Autoridade Portuária pontuaram que o evento foi importante para estimular o desenvolvimento de pesquisas, voltadas para trazer mais eficiência a longo prazo para o Porto de Santos e o de Itajaí (SC), também gerido pela empresa pública.
Felipe Fray ressaltou que o aproveitamento do fundo náutico depende de uma detecção precisa, e a análise do trabalho feito pelos portos europeus é pensada para evoluir nesse processo em Santos. “A gente está abrindo um programa de estudos com algumas vertentes, sendo uma delas a parte da lama fluida, e a intenção é pesquisar para trazer eficiência e benefícios para o Porto de Santos”, explicou Fray.
O Porto de Santos já iniciou a sondagem para coleta de amostras de sedimentos no canal para seguir com as obras de dragagem de aprofundamento para 16 metros. O plano da APS é chegar a até 17 metros de profundidade com a concessão do canal. O trabalho de análise de sedimentos apresentados pelos portos europeus deve ajudar nesse processo.
O professor assistente da TU Delft, Alex Kirichek, foi um dos palestrantes da programação. Ele destacou que, somente na Europa, 250 milhões de metros cúbicos de sedimentos foram dragados, o que reforça a importância da experiência dos trabalhos feitos no continente para o Brasil.
Jan Dlugosch, da Autoridade Portuária de Hamburgo, ressaltou que a parceria com o Porto de Santos pode se estender, para promover um intercâmbio ainda maior em questões de segurança, com o compartilhamento de ideias e planos para o sistema VTS e para a navegabilidade.



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