Notícias

Cofco vai inaugurar seu novo terminal no Porto de Santos

Fonte: Jornal da Orla
 
A Cofco International, operadora chinesa e uma das principais no segmento do agronegócio no mundo, vai inaugurar neste mês de março a primeira fase da construção de seu novo terminal agrícola no Porto de Santos (SP). O Terminal Export Cofco (TEC), localizado na área do STS 11, na margem direita, pretende ser um dos principais e mais modernos terminais portuários do complexo santista.
 
Vencedora da licitação da área, realizada em 2022, a Cofco iniciou as obras no terminal no segundo semestre de 2023. A empresa chinesa vai investir cerca de R$ 1,7 bilhão para as operações do TEC, com contrato de concessão de 25 anos.
 
As obras referentes à primeira fase serão entregues neste mês, com data ainda a ser confirmada pela Cofco. De acordo com Sérgio Ferreira, diretor de operações da companhia, as operações começarão em abril.
 
“Até o final do ano, será entregue a segunda fase. Assim que o terminal estiver finalizado, a COFCO operará 14 milhões de toneladas por ano, transformando o Terminal Export COFCO (TEC), localizado no STS-11, no principal terminal de Santos e o único a concentrar as operações de todas as cargas da companhia”, afirmou.
 
O número de 14 milhões de toneladas, com a totalidade das operações no terminal, prevista para o decorrer de 2026, vai garantir à Cofco a triplicar sua capacidade portuária em território brasileiro. Somente em 2025, a Cofco tem a expectativa de movimentar pelo seu novo terminal oito milhões de toneladas de carga, como grãos, açúcar e farelo de soja.
 
De acordo com o executivo, os investimentos aplicados no maior porto do país vão otimizar a produção e ampliar resultados operacionais da companhia. “Como parte do contrato de arrendamento, a COFCO International investirá na modernização e expansão das instalações do terminal.
 
O investimento proporcionará ainda mais opções aos agricultores e criará novas oportunidades para a empresa cooperar com parceiros da indústria local e empresas de logística. A nova infraestrutura contará com sete tombadores, quatro moegas ferroviárias e com armazenamento para mais de 490 mil toneladas de grãos”, explicou.
 
MELHORIAS
 
Além disso, as melhorias para o terminal incluem obras em dois berços de atracação, incluindo reforço de cais, dragagem de aprofundamento e aquisição de dois shiploaders (carregadores de navios) com capacidade de 3 mil toneladas por hora cada um. Já o pátio de descarregamento será composto por quatro linhas ferroviárias, com alimentação de três moegas com capacidade de 1,5 mil toneladas por hora.
 
Atualmente, a operadora chinesa exporta cerca de 4,5 milhões de toneladas pelo Porto de Santos com a utilização de terminais terceiros.
 
O TEC será o maior terminal portuário da Cofco fora do território chinês. Ele vai superar o atual terminal da companhia localizado em Rosário, na Argentina, que possui capacidade para movimentação de 6 milhões de toneladas por ano.
 
MULTIMODALIDADE
 
Segundo o diretor de Operações da Cofco, o terminal terá amplas condições de movimentar suas cargas pelos modais ferroviários e rodoviários, atendendo melhor aos seus clientes. “A companhia movimentará carga tanto pelo modal ferroviário quanto o rodoviário. Anualmente, serão carregados mais de 200 navios; descarregados mais de 110 mil caminhões, o equivalente a mais de 2250 km com todos os caminhões seguidos (distância entre Laos e Shangai), e mais de 85 mil vagões por ano, somando 1450 km de vagões enfileirados (distância entre Paris e Kiev)”, disse.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar