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Entorno de viaduto na Rodovia Anchieta terá obras para melhorar acesso ao Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line
 
Serviços de remodelação estão previstos para começar ainda este mês; serão investidos mais de R$ 17 milhões
 
A remodelação do entorno do Viaduto Paulo Bonavides, único acesso da Via Anchieta para a Alemoa Industrial, em Santos, começa ainda neste mês. O intuito é facilitar o fluxo de caminhões que se destinam às indústrias e terminais portuários situados ao longo da Margem Direita do Porto de Santos. Em razão dos frequentes gargalos logísticos, a Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA) cobra mais rapidez nos trabalhos.
 
Segundo a Prefeitura de Santos, o projeto inclui a Rua Augusto Scaraboto. As obras começarão ainda neste mês e serão executadas pela empresa TMK Engenharia. O prazo de execução é de 12 meses.
 
O projeto engloba pavimentação, drenagem e remodelação da saída do viaduto. Serão investidos R$ 17,9 milhões na totalidade das obras, sendo R$ 13,6 milhões do Governo do Estado e mais R$ 4,3 milhões de contrapartida do Município.
 
Além da pavimentação, recapeamento e instalação de guias e sarjetas na saída do elevado, as intervenções na região envolvem a instalação de 34 luminárias de LED, limpeza e regularização de áreas para ajardinamento. Está prevista também sinalização viária no final do elevado, para eliminar o cruzamento semafórico.
 
Importância
 
Em entrevista para A Tribuna, o presidente da AMA, João Menano, afirmou que é preciso dar celeridade às obras viárias previstas. “A gente sabe que toda obra tem transtorno, mas é positivo porque vamos ter um ganho grande na faixa de rolagem com a obra da Rua Augusto Scaraboto, na saída do viaduto”, salientou.
 
A vice-presidente da AMA, Rose Fassina, acrescentou que o ideal seria que as obras fossem executadas à noite, a fim de minimizar os transtornos à população e no trânsito. “Qualquer obra que se faça na Alemoa causa transtorno, tanto no distrito industrial e portuário quanto na entrada de Santos, porque forma uma fila na Via Anchieta, o que a gente chama de rabo de fila”.
 
Além disso, Rose pontuou que o distrito industrial da Alemoa necessita de “obras mais robustas” para equalizar os gargalos logísticos na região, como os dois viadutos esperados, que serão construídos pela Ecovias Imigrantes.
 
Regional
 
A Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa (AMA) reivindica junto à Prefeitura de Santos a instalação de uma unidade regional da Administração Municipal no bairro. O pedido foi feito durante reunião com representantes das secretarias de Assuntos Portuários e Emprego e de Infraestrutura e Serviços Públicos no último dia 13 de fevereiro.
 
“Nós temos 26 empresas na Alemoa industrial, o que gera um grande fluxo de caminhões, pessoas e cargas. Então, seria importante ter um gerente regional vivendo o dia a dia e cuidando mais diretamente de assuntos como limpeza, pavimentação, drenagem e iluminação, da zeladoria do bairro”, afirmou o presidente da AMA, João Menano.
 
Em nota, a Administração Municipal informou que “a criação de uma Prefeitura Regional na Alemoa Industrial está em análise”.
 
Sondagens embasam projeto de novo acesso
 
A Ecovias Imigrantes deu início às sondagens na Rua Aurélio Batista Félix, no Bairro Alemoa, para embasar o projeto executivo do novo viaduto na altura do Km 61 da Via Anchieta e das adequações viárias do acesso do bairro para a rodovia.
 
O projeto deve ser entregue à Agência de Transporte do Estado (Artesp) em abril. Ainda não há autorização ou cronograma pactuado para o início das obras.
 
“Entre as melhorias previstas estão a criação de um acesso da Rua Aurélio Batista Félix para a Avenida Bandeirantes e a implantação de uma faixa adicional na Via Anchieta. O valor total da obra ainda não foi definido”, disse a Ecovias.
 
A concessionária informou que segue desenvolvendo o projeto do segundo acesso ao Porto, para a resolução de conflitos entre os sistemas viário e ferroviário. “A localização dessa estrutura ainda está em avaliação e será definida após a conclusão do estudo”.
 
Essa obra estava prevista no contrato de cessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), mas foi assumida pelo Estado. Em troca, a APS destinará R$ 250 milhões ao Governo de São Paulo para moradias populares.
 
APS licita reforma da Avenida Perimetral
 
A reforma na Avenida Perimetral, no acesso à Alemoa, deve começar ainda neste semestre. A Autoridade Portuária de Santos (APS) licitou o serviço no último dia 27. O projeto engloba intervenções no final do Viaduto Paulo Bonavides e no acesso ao bairro, seguindo pela Rua Augusto Scaraboto até o início da Avenida Engenheiro Augusto Barata, conhecida como Retão.
 
Conforme o edital, o certame é na modalidade de menor preço. Após a abertura das propostas, as etapas seguintes serão julgamento, habilitação, recurso e, por fim, homologação da empresa vencedora. “O prazo de validade das propostas enviadas pelas empresas é de — no mínimo — 60 dias, período no qual o processo deve ser finalizado”, informou a APS em nota.
 
A vigência do contrato é de 22 meses. O prazo de execução previsto para os serviços é de 18 meses, dos quais três meses serão dedicados à obtenção das licenças e autorizações necessárias e 15 meses à execução da obra.
 
O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que as obras “estão no contexto da preparação daquela região para atender a expansão do complexo portuário na Margem Direita do Porto de Santos. Isso porque será feito o leilão para o megaterminal Tecon Santos 10, que, após sua completa implantação, movimentará 3,5 milhões de contêineres por ano, fazendo o Porto chegar, na sua totalidade, em cerca de 9 milhões de contêineres por ano”.
 
Ele observou que a reforma da perimetral é uma obra complementar aos dois viadutos que serão erguidos pela Ecovias Imigrantes.
 
Segundo a administração portuária, o rito envolve obtenção do licenciamento ambiental e elaboração do projeto executivo, sondagens, ensaios geotécnicos e montagem do canteiro de obras. Já a reforma em si engloba terraplanagem, drenagem, iluminação, pavimentação e sinalização. Para a execução dos trabalhos será necessário desviar o tráfego e remanejar redes de água, esgoto e de fibra ótica. “Os desvios necessários serão detalhados no projeto executivo e implantados em diálogo com a municipalidade”.
 

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