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Primeiro leilão de áreas portuárias é confirmado para 30 de abril

Fonte: BE News
 
Áreas que vão a leilão são o RDJ11, no Porto do Rio de Janeiro, e PAR14 e PAR15, no Porto de Paranaguá
 
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmaram nesta sexta-feira (7) que o primeiro leilão portuário de 2025 será realizado no dia 30 de abril na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.
 
O primeiro bloco de áreas envolve três terminais: RDJ11, no Porto do Rio de Janeiro, e PAR14 e PAR15, no Porto de Paranaguá.
 
De acordo com os editais dos empreendimentos, as áreas vão receber investimentos da ordem de R$ 830 milhões das empresas vencedoras.
 
De acordo com o MPor, ao longo de 2025 a pasta deverá realizar o leilão de pelo menos 20 áreas portuárias em quatro regiões brasileiras.
 
“Com a maior carteira de leilão portuária da história brasileira, até o próximo ano, teremos mais de 40 leilões de terminais, em empreendimentos que vão receber quase R$ 20 bilhões para ampliação e modernização. Nós estamos trabalhando para fortalecer a economia brasileira e levar comida a mesa do nosso povo. O Brasil voltou a plantar e a colher, resultando no recorde na movimentação de carga dos nossos portos”, comentou o ministro Silvio Costa Filho.
 
Áreas
 
O PAR14 é dedicado para a movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, exemplo da soja e milho. O empreendimento receberá investimentos de R$ 592,2 milhões e terá capacidade para movimentar 6,8 milhões de toneladas por ano. A previsão é que serão gerados cerca de 310 empregos diretos na fase de operação.
 
O PAR15 terá como foco o transporte e armazenagem de granéis sólidos vegetais. Com capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano, o terminal receberá aporte de R$ 293,2 milhões durante os 35 anos de contrato. A projeção prevê a criação de 180 novos postos de trabalhos diretos durante a fase de operação.
 
Por fim, o terminal RDJ11 será leiloado pelo modelo simplificado, com contrato de dez anos. O empreendimento é destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral e tem previsão de investimentos diretos da ordem de R$ 6,80 milhões. A área de arrendamento está localizada dentro da Poligonal do Porto Organizado do Rio de Janeiro, e será destinada à implantação de um novo terminal.
 

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