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Porto de Santos mira eficiência com novas soluções tecnológicas

Fonte: BE News
 
Adoção do gêmeo digital e de rede privativa 5G visam garantir mais controle, eficiência e previsibilidade nas operações
 
O Porto de Santos (SP) avança em seu processo de transformação digital com a adoção de tecnologias inovadoras que prometem otimizar suas operações, visando maior eficiência, segurança e competitividade internacional. Para isso, a Autoridade Portuária de Santos (APS) firmou recentemente dois convênios com o Itaipu Parquetec, um ecossistema de inovação focado em pesquisa e desenvolvimento. A parceria viabiliza a implantação de um gêmeo digital e de uma rede privativa 5G.
 
O gêmeo digital, cujo contrato foi publicado no Diário Oficial da União em 13 de fevereiro, é uma tecnologia que permite a criação de uma réplica virtual detalhada do canal de navegação e de grande parte da infraestrutura física do porto. Funciona como um “laboratório virtual”, onde é possível monitorar em tempo real o tráfego de embarcações, a movimentação de cargas e o uso dos berços de atracação. Além disso, o sistema possibilita a simulação de diferentes cenários operacionais, como a introdução de novas rotas ou mudanças logísticas, sem interferir nas atividades reais. Essa tecnologia contribui para a antecipação de problemas, a otimização de processos e a tomada de decisões mais ágeis e assertivas.
 
“A implementação do gêmeo digital levará o Porto de Santos a um novo patamar de inovação e eficiência. Com essa ferramenta, poderemos otimizar nossas operações e preparar o porto para os desafios do futuro”, destaca o presidente da APS, Anderson Pomini.
 
Segundo a Autoridade Portuária, o projeto será desenvolvido em etapas, começando pelo mapeamento detalhado dos objetos e edificações do porto, incluindo prédios estratégicos e a usina de Itatinga, com suas linhas de transmissão. Com base nessas informações, será criada a réplica virtual para acompanhamento e simulação de cenários operacionais.
 
A tecnologia dos gêmeos digitais já é utilizada em grandes portos ao redor do mundo, como Roterdã (Holanda), Houston (EUA) e Tianjin (China), trazendo ganhos expressivos em eficiência e sustentabilidade. Com essa iniciativa, o Porto de Santos se alinha às melhores práticas internacionais, reforçando seu compromisso com a modernização e a inovação.
 
Conectividade
 
A implantação da rede privativa 5G no Porto de Santos foi formalizada em 27 de janeiro, com um prazo de execução de 36 meses. Segundo Anderson Pomini, a tecnologia irá proporcionar maior largura de banda, menor latência e maior densidade de conexões, permitindo a transmissão de grandes volumes de dados em tempo real.
 
“Isso possibilitará avanços como a automação de processos logísticos, sistemas avançados de monitoramento e segurança, além da integração de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e Indústria 4.0”, declarou.
 
De acordo com a APS, o plano de instalação prioriza áreas estratégicas do porto, como o Ponto de Inspeção Naval, a sede da Autoridade Portuária e o Parque Valongo. Além disso, serão realizadas Provas de Conceito para testar inovações como drones de vigilância aérea, câmeras e drones subaquáticos para inspeção de estruturas, além de sistemas automatizados de controle de acesso e segurança perimetral.
 
A adoção do 5G no Porto de Santos acompanha a tendência global de digitalização dos principais complexos portuários, como Hamburgo (Alemanha), Roterdã (Países Baixos) e Barcelona (Espanha), que já utilizam redes privativas para otimizar suas operações e aprimorar a eficiência logística.
 
Parceria
 
O desenvolvimento dessas soluções no complexo santista conta com o apoio do Itaipu Parquetec, um ecossistema de inovação localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Com uma infraestrutura voltada para pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o parque atua na formação de competências para a transição digital e energética, contribuindo para a modernização de setores estratégicos do país.
 

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