Notícias

Delegação do Porto de São Sebastião é prorrogada

Fonte: BE News
 
Acordo foi celebrado durante evento em Santos, com as presenças de Lula e Tarcísio
 
Durante a cerimônia de lançamento do edital do túnel Santos-Guarujá, na manhã desta quinta-feira (27), o Governo Federal e o Governo de São Paulo assinaram a renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião, no Litoral Norte do estado.
 
O aditivo entre União e o Governo Estadual prorroga a delegação da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) por mais 25 anos, a partir de 2032, ou seja, a delegação vigorará até 2057.
 
O documento foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o diretor-geral interino da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Caio Farias, e representando o Porto de São Sebastião o diretor- administrativo da CDSS, Vagner Costa.
 
O subsecretário de Logística e Transportes de São Paulo, Denis Gerage Amorim, afirmou que a renovação de delegação do porto é uma conquista importante para o estado de São Paulo, e que o complexo poderá receber investimentos e obras essenciais para aumentar a competitividade.
 
“É uma grande vitória para o estado de São Paulo, porque com essa antecipação a gente consegue uma previsão a longo prazo e a segurança jurídica para grandes investimentos. Com isso, conseguimos atrair mais investimentos tanto privados quanto públicos. Com essa garantia a gente consegue mais recursos para melhorar a eficiência do Porto que é extremamente importante para a economia do estado”, afirmou.
 
Projetos para o porto
 
Entre os principais projetos previstos para o porto está o arrendamento da área SSB01, futuro terminal destinado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos, vegetais, minerais e carga geral. A exploração do ativo prevê investimentos de mais de R$ 600 milhões em um prazo de 35 anos.
 
Entre as melhorias previstas para o futuro concessionário, está a construção de novos berços de atracação para navios, assim permitindo uma expansão das operações de embarque e desembarque.
 
“O arrendamento é essencial pois vai garantir mais galpões de armazenamento e também o novo de berço de atracação, que consegue trazer mais movimentação de cargas, com mais pontos de parada de navios. Isso traz uma grande eficiência. Hoje nossos berços estão com uma taxa de ocupação bastante elevada, com um limite de movimentação. Esses investimentos e essa segurança jurídica que é que o estado procurou na antecipação da delegação”, concluiu o subsecretário.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar