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Governo de SP entrega duas balsas para travessia Santos-Guarujá
Fonte: BE News
Dois novos equipamentos foram entregues nesta sexta-feira no estaleiro central do Departamento Hidroviário
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo, entregou nesta sexta-feira (28) duas balsas para a travessia entre Santos e Guarujá. As balsas FB-10 e FB-15 foram entregues no estaleiro central do Departamento Hidroviário, em Guarujá.
As embarcações são do tipo ferry-boat e passaram por uma modernização, que teve custo de R$ 14,4 milhões. A FB-10 tem capacidade para transportar até 32 veículos e 200 pedestres ao mesmo tempo, e teve a maior parte dos investimentos, com R$ 9,1 milhões. Já a FB-15 pode levar até 20 veículos e 96 pedestres, e foi orçada em R$ 5,3 milhões.
Com a entrega das duas balsas, serão nove embarcações destinadas à travessia entre as duas cidades da Baixada Santista. Uma delas será utilizada como reserva, já que o limite de operação simultânea no sistema é de oito balsas. Essa reserva possibilita que, caso haja uma manutenção em um período de alta demanda, o atendimento não seja comprometido.
“Hoje a gente entrega duas embarcações totalmente reformadas e modernizadas com todo um sistema de propulsão novo e troca de chapa, além de toda parte estrutural reforçada. Isso garante segurança e maior eficiência aos usuários. Foram mais de R$ 14 milhões investidos em motores novos, no caso da FB-10, o que também contribui com menores emissões e menor consumo de combustível”, destacou o subsecretário de Logística e Transportes de SP, Denis Gerage.
A chegada das embarcações vem num momento crucial para a travessia entre Santos e Guarujá. A expectativa é que o Carnaval de 2025 tenha mais de 145 mil veículos e cerca de 100 mil pedestres utilizando o sistema entre sábado (1°) e a Quarta-Feira de Cinzas (5).
“A incorporação das embarcações à frota da Travessia Santos/Guarujá reforça a capacidade operacional da infraestrutura, atendendo com mais eficiência a demanda crescente, principalmente em períodos de alta temporada, e fortalecendo a mobilidade para moradores e turistas”, explica Gerage.
Investimentos
Em 2025, o Governo do Estado planeja mais investimentos para as travessias. R$ 93,5 milhões de reais já estão contratados, e até o fim do ano, esse valor pode chegar a R$ 130 milhões. Além disso, o governo paulista planeja a PPP das travessias, projeto que deve gerar mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos para os sistemas.
O projeto das PPPs inclui a renovação completa da frota de embarcações, construção de 20 novos terminais e reforma dos que já estão em operação.
Além disso, também prevê a eletrificação das travessias, visando a sustentabilidade, e a ampliação da capacidade, que deve chegar a 22 milhões de passageiros até 2050. A consulta pública para coleta de sugestões foi concluída em janeiro deste ano.
Nos últimos dois anos, o Governo de São Paulo já investiu R$ 200 milhões nas travessias litorâneas do estado. A última entrega realizada pela gestão estadual foi a Estação de Passageiros Praça da República, em Santos, no último dia 18 de fevereiro. O projeto teve R$ 8,2 milhões de investimento em obras de recuperação estrutural e ampliação da acessibilidade.
“A gente prevê um investimento para modernizar, substituir e eletrificar a frota. Concomitantemente, a gente segue com os investimentos no túnel, mantendo a travessia e ampliando a comunicação entre Santos e Guarujá”, disse Gerage.
Segundo o subsecretário, mesmo com a chegada do Túnel Santos-Guarujá, o sistema vai continuar sendo importante para as duas cidades, por conta da proximidade e facilidade de acessos de alguns usuários às balsas e barcas.
“Uma das questões importantes no transporte é o tempo de viagem. Muitas pessoas que moram aqui na região próxima à travessia e tem um destino que fica mais rápido pela travessia ao invés de pegar o túnel”, destacou, explicando que as duas conexões “se complementam”.



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