Notícias

Comitiva Porto & Mar fará imersão no Vale do Silício, nos EUA, em maio

Fonte: A Tribuna On-line
 
Agenda do Grupo Tribuna, entre os dias 26 e 30, inclui visitas a importantes portos da Costa Oeste americana
 
Em um movimento estratégico para ampliar conhecimentos, estabelecer novas parcerias e impulsionar o desenvolvimento do setor portuário brasileiro, a Comitiva Porto & Mar, do Grupo Tribuna, composta por autoridades e empresários, embarcará em uma imersão nos Estados Unidos no mês de maio. A agenda, entre os dias 26 e 30, inclui visitas a importantes portos da Costa Oeste americana, encontros com especialistas em descarbonização marítima e a exploração das mais avançadas inovações tecnológicas no Vale do Silício.
 
A primeira parada será em Seattle, um dos principais hubs tecnológicos dos EUA e lar de gigantes como Microsoft e Amazon. A cidade também abriga um dos portos mais influentes do país. A comitiva visitará a Northwest Seaport Alliance, entidade que administra as operações conjuntas dos portos de Seattle e Tacoma, promovendo eficiência e inovação na movimentação de cargas.
 
Outro destaque da agenda em Seattle será a visita ao Porto de Everett, especializado em embarques de carga a granel e no suporte ao setor aeroespacial, atendendo programas de grande porte como o Boeing 767 e 777.
 
A comitiva também se reunirá com representantes da Washington Maritime Blue, um cluster industrial que lidera iniciativas de descarbonização portuária e marítima. Essa troca de experiências pode gerar insights valiosos sobre estratégias sustentáveis para os portos brasileiros.
 
“O Grupo Tribuna vem proporcionando imersões inéditas para o setor portuário no universo disruptivo da tecnologia. Além de tratar o tema de forma inédita, contribui para o entendimento de todos os stakeholders da importância de gerir, administrar dados e integrações entre o setor público e privado. Assim, os portos do Brasil estarão sempre na vanguarda.”, Maxwell Rodrigues, consultor para assuntos portuários do Grupo Tribuna
 
A segunda etapa da imersão levará o grupo para São Francisco, onde estará no foco das discussões o Porto de Oakland, um dos mais movimentados dos Estados Unidos e essencial para o comércio transpacífico. A visita ao porto permitirá compreender melhor a estrutura de gestão, os desafios logísticos e as soluções inovadoras adotadas.
 
Automação
 
O contato com empresas de tecnologia do setor portuário, de transportes e logística também estará na pauta, reforçando a necessidade de maior digitaliza-ção e automação das operações portuárias brasileiras. O networking será uma oportunidade para estabelecer possíveis parcerias e atrair investimentos.
 
Vale do Silício
 
Para encerrar a imersão, a comitiva seguirá para o Vale do Silício, berço das maiores inovações tecnológicas do mundo. O grupo visitará gigantes do setor como Intel, Google, Apple, Facebook, Twitter, Netflix, LinkedIn e Oracle.
 
Os principais desafios discutidos incluirão a gestão de dados no setor portuário e o impacto da inteligência artificial na logística e operações marítimas. A ideia é trazer para o Brasil soluções inovadoras que possam ser implementadas nos portos nacionais, aprimorando a eficiência e competitividade do setor.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar