Notícias

Setor portuário precisa de mais inovação, diz diretor do Ministério de Portos

Fonte: BE News
 
Tetsu Koike critica desigualdades em relação a outros setores de infraestrutura e propõe mais recursos públicos para modernização
 
O diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos, Tetsu Koike, destacou na quinta-feira (20) as desigualdades existentes no setor portuário em comparação a outras áreas da infraestrutura, especialmente no que diz respeito aos investimentos em tecnologia e inovação. A declaração foi feita durante o primeiro dia do Fórum Regional Pernambuco Export, realizado no Recife, capital do estado.
 
“Como está a inovação no Brasil no desenvolvimento da logística de infraestrutura? Depende do setor ao qual nos referimos”, afirmou.
 
Koike apontou que, no setor de petróleo e gás, as empresas que exploram as bacias nacionais, por exemplo, devem destinar 1% do faturamento anual para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Já no setor elétrico, a regulamentação exige que 0,5% da receita anual seja aplicada em inovação tecnológica.
 
No setor rodoviário, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determina que 0,5% da tarifa do pedágio seja investido em pesquisas e melhorias da infraestrutura viária. Diante disso, Koike questionou a falta de uma política semelhante para o segmento portuário e defendeu a necessidade de recursos públicos para fomentar a inovação na área.
 
“O governo deve aportar recursos para fomentar a inovação. Então, por que não aplicar isso também no setor portuário?”, disse.
 
O representante do Ministério de Portos e Aeroportos também destacou o avanço do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Ele ressaltou que, desde a criação do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) nos anos 50, o país já conta com uma estrutura sólida nesse campo. O FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por exemplo, é uma das iniciativas dos anos 60.
 
Além disso, Tetsu Koike reforçou que, em 2004, a Lei 10.943 estabeleceu os fundamentos da inovação no Brasil, com definições claras sobre o que caracteriza esse processo, além de diretrizes específicas para as instituições científicas e tecnológicas.
 
O painel “Inovação no Setor de Infraestrutura” foi moderado pela diretora executiva do HUB Brasil Export, Karina Martins. Também participaram do debate Silvio Vital, coordenador de Inovação Aberta do Porto Digital, e Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco.
 
O Pernambuco Export prossegue na sexta-feira (21). A programação do evento é transmitida pela TV BE News nos seguintes canais: 82 da Sky, 58 da parabólica e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Também está disponível no canal @tv_benews no YouTube e no site www.tvbenews.com.br.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar