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Missão internacional leva Brasil a portos de referência global
Fonte: BE News
Antuérpia e Roterdã apresentam soluções que podem transformar a logística e a sustentabilidade dos portos brasileiros
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, acompanhado do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, participou de uma missão técnica internacional na última semana, a convite do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o objetivo de ampliar os horizontes de gestão e trazer inovações para os portos brasileiros, especialmente o de Santos (SP). A visita, que passou por dois dos maiores e mais inovadores portos do mundo — o Porto de Antuérpia, na Bélgica, e o Porto de Roterdã, na Holanda — proporcionou a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade, eficiência logística e modernização tecnológica.
Em Antuérpia, o maior terminal multipropósito da Europa, Pomini conheceu as práticas que tornam o Euroterminal (AET) uma referência em descarbonização e inovação. Com 2,5 milhões de metros quadrados e 3 km de cais, o terminal utiliza energia limpa, gerada por turbinas eólicas e hidrogênio residual, tornando-se um exemplo de como os portos podem contribuir para um futuro mais sustentável. “O Porto de Antuérpia tem muita tecnologia, principalmente para operação portuária e para o tema descarbonização. A geração de energia alternativa é garantida por meio das pás eólicas existentes nos 3 km de cais do terminal, que conta com mais de 2,5 milhões de metros quadrados. Aqui vamos tirar muita experiência para levarmos para o nosso Porto de Santos e aos portos brasileiros”, destacou Pomini, enfatizando a importância de adaptar essas práticas à realidade brasileira.
Além da inovação tecnológica, a missão também buscou insights para melhorar a competitividade do Porto de Santos, com Pomini defendendo a aplicação de tecnologias que reduzam as emissões e aumentem a eficiência das operações. “A eletrificação das operações e a geração de energia alternativa são diferenciais que podemos trazer para o Porto de Santos e demais portos brasileiros”, afirmou.
Gestão portuária
O secretário Alex Ávila ressaltou a relevância da missão para o aprimoramento da gestão portuária no Brasil. “Vai ajudar o Governo Federal a expandir os horizontes quanto à gestão dos portos brasileiros, bem como melhorar as boas práticas no planejamento portuário. Estou impressionado com a tecnologia em sustentabilidade. Tenho certeza que a gente vai tirar daqui muitas ideias boas para poder organizar e colocar em prática nos nossos portos”, afirmou.
Durante a missão, também houve uma troca de experiências entre os gestores brasileiros e os operadores do Porto de Antuérpia, que destacou a importância de uma gestão eficiente para o desenvolvimento logístico e econômico do Brasil. “Espero que o nosso terminal sirva de inspiração para os novos empreendimentos que vão surgir no Brasil, que são tão necessários para o desenvolvimento logístico e econômico”, concluiu Helder Miguel Malaguerra, representante do grupo de navegação Grimaldi no Brasil.
Cooperação com portos da Europa pode ajudar operações no Brasil
Cooperação com portos da Europa pode ajudar operações no Brasil
Fonte: A Tribuna On-line
Autoridade Portuária de Santos e Secretaria Nacional de Portos visitaram instalações na Holanda e Bélgica
Exemplos de eficiência, integração de operações, sustentabilidade e novas tecnologias empregadas nos portos da Europa podem ser aplicados nos portos brasileiros. Essa é a avaliação do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, que retornaram nesta segunda (17) de uma viagem a instalações portuária europeias, que começou no último dia 10.
Eles visitaram o Porto de Antuérpia, na Bélgica, e de Roterdã, na Holanda, com o objetivo de estreitar relações e promover a cooperação para o intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias.
A primeira parada foi no Euroterminal Antuérpia (AET) um dos maiores terminais multipropósito do mundo. O local opera contêineres, cargas gerais e veículos, otimizando o fluxo de mercadorias com alta eficiência.
Ainda na Bélgica, a delegação brasileira também visitou o maior terminal de contêineres da Europa, o MSC PSA European Terminal (MPET), e acompanhou de perto os avanços s em transição energética e combustíveis sustentáveis. A iniciativa está alinhada com as estratégias de concessões e leilões do setor portuário brasileiro, que priorizam o desenvolvimento sustentável.
Já o Porto de Roterdã, um dos maiores do mundo em movimentação de contêineres, foi a segunda parada da missão. O foco principal da visita foi a tecnologia empregada para garantir sinergia entre os diversos terminais. A integração das operações é um dos pontos fortes do porto holandês, permitindo que terminais multipropósito, terminais exclusivos para contêine-res e operações de turismo coexistam de maneira eficiente.
Segundo Alex Ávila, a Europa é uma parceira comercial estratégica do Brasil, e conhecer de perto seus complexos portuários permitem trocar experiências valiosas. “O Porto de Roterdã e o terminal de contêineres MPET, na Bélgica, estão muito avançados em tecnologia, sustentabilidade e ESG. Essa visita reforça que estamos no caminho certo com nossa agenda de concessões e leilões, focada no desenvolvimento sustentável. Aprender com essas práticas nos ajuda a aprimorar nossa infraestrutura logística e criar oportunidades alinhadas ao que o mundo desenvolvido já pratica”, ressaltou o secretário.
Exemplos devem embasar projetos no cais santista
A viagem aos portos europeus foi realizada a pedido do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o objetivo de trazer boas práticas para os portos brasileiros, em especial Santos e Itajaí (SC), ambos administrados pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
“O aprendizado será essencial para aprimorar os processos e modernizar a infraestrutura portuária nacional”, afima o MPor.
O presidente APS, Anderson Pomini, ressaltou que, no caso do Porto de Santos, a viagem foi fundamental para embasar projetos estratégicos.
“Podemos citar como exemplo o leilão do Tecom (terminal de contêiners) 10 (que ficará no STS10, área no cais do Saboó), além de obras estruturais como o túnel Santos-Guarujá e a implementação do VTMIS (Vessel Traffic Management Information System). Essas iniciativas prometem elevar a competitividade do Porto, tornando-o referência na América Latina”, diz Pomini.
Além disso, diz o presidente da APS, a visita demonstrou a importância da conexão do porto com a cidade, garantindo um desenvolvimento sustentável e harmonioso. “Algo que os portos brasileiros buscam replicar”, afirmou.
Edifício-garagem
Outro destaque da viagem foi a visita ao edifício-garagem para veículos no Euroterminal Antuérpia (AET) , que não só protege os automóveis, mas também libera espaço no pátio, melhorando a logística interna. Além disso, o terminal se destaca pela transição energética, com geração de energia eólica e um cais de três quilômetros totalmente eletrificado. Esse modelo sustentável demonstra como a tecnologia pode tornar a logística portuária mais eficiente e ambientalmente responsável.
“Além do intercâmbio técnico, a iniciativa abre caminho para futuras parcerias e investimentos que podem impulsionar a competitividade dos portos brasileiros no cenário internacional”, explica o MPor.



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