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Missão internacional leva Brasil a portos de referência global

Fonte: BE News
 
Antuérpia e Roterdã apresentam soluções que podem transformar a logística e a sustentabilidade dos portos brasileiros 
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, acompanhado do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, participou de uma missão técnica internacional na última semana, a convite do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o objetivo de ampliar os horizontes de gestão e trazer inovações para os portos brasileiros, especialmente o de Santos (SP). A visita, que passou por dois dos maiores e mais inovadores portos do mundo — o Porto de Antuérpia, na Bélgica, e o Porto de Roterdã, na Holanda — proporcionou a troca de conhecimentos sobre sustentabilidade, eficiência logística e modernização tecnológica.
 
Em Antuérpia, o maior terminal multipropósito da Europa, Pomini conheceu as práticas que tornam o Euroterminal (AET) uma referência em descarbonização e inovação. Com 2,5 milhões de metros quadrados e 3 km de cais, o terminal utiliza energia limpa, gerada por turbinas eólicas e hidrogênio residual, tornando-se um exemplo de como os portos podem contribuir para um futuro mais sustentável. “O Porto de Antuérpia tem muita tecnologia, principalmente para operação portuária e para o tema descarbonização. A geração de energia alternativa é garantida por meio das pás eólicas existentes nos 3 km de cais do terminal, que conta com mais de 2,5 milhões de metros quadrados. Aqui vamos tirar muita experiência para levarmos para o nosso Porto de Santos e aos portos brasileiros”, destacou Pomini, enfatizando a importância de adaptar essas práticas à realidade brasileira.
 
Além da inovação tecnológica, a missão também buscou insights para melhorar a competitividade do Porto de Santos, com Pomini defendendo a aplicação de tecnologias que reduzam as emissões e aumentem a eficiência das operações. “A eletrificação das operações e a geração de energia alternativa são diferenciais que podemos trazer para o Porto de Santos e demais portos brasileiros”, afirmou.
 
Gestão portuária
 
O secretário Alex Ávila ressaltou a relevância da missão para o aprimoramento da gestão portuária no Brasil. “Vai ajudar o Governo Federal a expandir os horizontes quanto à gestão dos portos brasileiros, bem como melhorar as boas práticas no planejamento portuário. Estou impressionado com a tecnologia em sustentabilidade. Tenho certeza que a gente vai tirar daqui muitas ideias boas para poder organizar e colocar em prática nos nossos portos”, afirmou.
 
Durante a missão, também houve uma troca de experiências entre os gestores brasileiros e os operadores do Porto de Antuérpia, que destacou a importância de uma gestão eficiente para o desenvolvimento logístico e econômico do Brasil. “Espero que o nosso terminal sirva de inspiração para os novos empreendimentos que vão surgir no Brasil, que são tão necessários para o desenvolvimento logístico e econômico”, concluiu Helder Miguel Malaguerra, representante do grupo de navegação Grimaldi no Brasil.



Cooperação com portos da Europa pode ajudar operações no Brasil 

Fonte: A Tribuna On-line
 
Autoridade Portuária de Santos e Secretaria Nacional de Portos visitaram instalações na Holanda e Bélgica
 
Exemplos de eficiência, integração de operações, sustentabilidade e novas tecnologias empregadas nos portos da Europa podem ser aplicados nos portos brasileiros. Essa é a avaliação do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, que retornaram nesta segunda (17) de uma viagem a instalações portuária europeias, que começou no último dia 10.
 
Eles visitaram o Porto de Antuérpia, na Bélgica, e de Roterdã, na Holanda, com o objetivo de estreitar relações e promover a cooperação para o intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias.
 
A primeira parada foi no Euroterminal Antuérpia (AET) um dos maiores terminais multipropósito do mundo. O local opera contêineres, cargas gerais e veículos, otimizando o fluxo de mercadorias com alta eficiência.
 
Ainda na Bélgica, a delegação brasileira também visitou o maior terminal de contêineres da Europa, o MSC PSA European Terminal (MPET), e acompanhou de perto os avanços s em transição energética e combustíveis sustentáveis. A iniciativa está alinhada com as estratégias de concessões e leilões do setor portuário brasileiro, que priorizam o desenvolvimento sustentável.
 
Já o Porto de Roterdã, um dos maiores do mundo em movimentação de contêineres, foi a segunda parada da missão. O foco principal da visita foi a tecnologia empregada para garantir sinergia entre os diversos terminais. A integração das operações é um dos pontos fortes do porto holandês, permitindo que terminais multipropósito, terminais exclusivos para contêine-res e operações de turismo coexistam de maneira eficiente.
 
Segundo Alex Ávila, a Europa é uma parceira comercial estratégica do Brasil, e conhecer de perto seus complexos portuários permitem trocar experiências valiosas. “O Porto de Roterdã e o terminal de contêineres MPET, na Bélgica, estão muito avançados em tecnologia, sustentabilidade e ESG. Essa visita reforça que estamos no caminho certo com nossa agenda de concessões e leilões, focada no desenvolvimento sustentável. Aprender com essas práticas nos ajuda a aprimorar nossa infraestrutura logística e criar oportunidades alinhadas ao que o mundo desenvolvido já pratica”, ressaltou o secretário.
 
Exemplos devem embasar projetos no cais santista
 
A viagem aos portos europeus foi realizada a pedido do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o objetivo de trazer boas práticas para os portos brasileiros, em especial Santos e Itajaí (SC), ambos administrados pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
 
“O aprendizado será essencial para aprimorar os processos e modernizar a infraestrutura portuária nacional”, afima o MPor.
 
O presidente APS, Anderson Pomini, ressaltou que, no caso do Porto de Santos, a viagem foi fundamental para embasar projetos estratégicos.
 
“Podemos citar como exemplo o leilão do Tecom (terminal de contêiners) 10 (que ficará no STS10, área no cais do Saboó), além de obras estruturais como o túnel Santos-Guarujá e a implementação do VTMIS (Vessel Traffic Management Information System). Essas iniciativas prometem elevar a competitividade do Porto, tornando-o referência na América Latina”, diz Pomini.
 
Além disso, diz o presidente da APS, a visita demonstrou a importância da conexão do porto com a cidade, garantindo um desenvolvimento sustentável e harmonioso. “Algo que os portos brasileiros buscam replicar”, afirmou.
 
Edifício-garagem
 
Outro destaque da viagem foi a visita ao edifício-garagem para veículos no Euroterminal Antuérpia (AET) , que não só protege os automóveis, mas também libera espaço no pátio, melhorando a logística interna. Além disso, o terminal se destaca pela transição energética, com geração de energia eólica e um cais de três quilômetros totalmente eletrificado. Esse modelo sustentável demonstra como a tecnologia pode tornar a logística portuária mais eficiente e ambientalmente responsável.
 
“Além do intercâmbio técnico, a iniciativa abre caminho para futuras parcerias e investimentos que podem impulsionar a competitividade dos portos brasileiros no cenário internacional”, explica o MPor.
 

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