Notícias

Megaterminal pode ter consulta pública ainda neste mês

Fonte: Jornal da Orla
 
Esta é a última etapa antes de encaminhar a documentação do futuro terminal para análise do TCU
 
O ministério de Portos e Aeroportos deve lançar ainda neste mês de fevereiro a consulta pública referente ao projeto do Tecon Santos 10, o megaterminal de contêineres localizado na margem direita do Porto de Santos (SP).
 
O empreendimento é considerado o principal do setor portuário e com o maior investimento: R$ 4,5 bilhões.
 
De acordo com o projeto, o Tecon Santos 10 vai ampliar em 50% a capacidade de contêineres movimentados no Porto de Santos. Atualmente, a capacidade do cais santista é de 6 milhões de contêineres. Com o leilão do terminal, a capacidade passará a ser de 9 milhões de contêineres.
 
No ano passado, o complexo santista bateu um novo recorde na movimentação de contêineres, atingindo pela primeira vez a marca de 5 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) – fechando 2024 com 5,4 milhões de TEUs, com crescimento de 14,7% na comparação com 2023.
 
Após a realização da consulta pública, o projeto será enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). No ano passado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a documentação do empreendimento seria encaminhada à Corte de Contas até o mês de fevereiro.
 
Entretanto, o prazo para este processo poderá ser estendido para atender o rito de sessões públicas.
 
Conforme a carteira de arrendamentos e concessões da pasta, o leilão do ativo está programado para acontecer entre os meses de outubro e dezembro de 2025.
 
Processo
 
O Tecon Santos 10 abrange toda a área do cais do Saboó, que inclui o atual espaço em que está localizado o terminal Ecoporto. O empreendimento é defendido pelos operadores portuários e classe empresarial, uma vez que o Porto de Santos está chegando à sua capacidade total de movimentação de contêineres.
 
Mas, a viabilização do projeto foi recebida negativamente pela classe trabalhadora portuária, pelo risco iminente do fim das operações do cais público, que está contemplado à área atual do megaterminal.
 
Autoridades já se posicionaram questionando as diretrizes do ativo, defendendo um maior diálogo visando os interesses da cidade de Santos.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar