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Projetos preparam o Porto de Santos rumo a 2040; saiba mais
Fonte: A Tribuna On-line
Autoridade Portuária de Santos (APS) prioriza intervenções em infraestrutura e acessos aos terminais
Para cumprir a meta de aumentar significativamente a movimentação de cargas até 2040, são muitos os projetos em andamento pela Autoridade Portuária de Santos (APS), Os investimentos chegam a R$ 20 bilhões e devem ser feitos nos próximos quatro anos.
Entre eles, está a ampliação histórica da Poligonal do porto organizado em 162,6%. A expansão proposta equivaleria, a longo prazo, à criação de quase mais dois portos, abrangendo agora cinco cidades. O leilão do terminal STS10 também está nos planos, prevendo elevar a capacidade de contêineres em 50% e a construção de um novo terminal de passageiros no Saboó. No modelo aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, serão quatro berços de atracação, passando dos atuais 6 milhões de contêineres por ano para 9 milhões de unidades.
Há, ainda, o leilão do STS08, terminal de 152,2 mil metros quadrados na Alemoa, para aumentar a capacidade de armazenagem de granéis líquidos, principalmente combustíveis. Serão quatro novos berços.
A construção do túnel Santos-Guarujá é uma das meninas dos olhos, uma vez que a melhoria dos acessos está entre os anseios prioritários da comunidade portuária. A obra é aguardada há quase um século.
O MPor já aprovou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) e parece que, agora, o tão sonhado túnel sairá do papel.
Em paralelo, está a construção da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, considerada vital para a expansão do complexo no Guarujá, o novo acesso à Alemoa com a construção de dois novos viadutos à margem direita da Avenida Perimetral de Santos e o aumento da capacidade de transporte de cargas por ferrovia de 50 milhões de toneladas por ano para 115 milhões, com investimento de R$ 1 bilhão em projeto da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips).
O aprofundamento do canal de 15 para 16 metros, permitindo o tráfego de embarcações de maior calado; a concessão do canal de acesso; o programa de modernização da gestão aquaviária, com implantação e operação do VTMIS; a segunda fase do Parque Valongo, entre os armazéns 1 e 3; e a ampliação do acervo e programa permanente de visitações ao Museu do Porto complementam os trabalhos para preparar o Porto.
Por último, está a nova pista do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), ligando o Planalto à Baixada Santista. A previsão é de que o projeto aumente em 145% a capacidade para descida de veículos pesados como caminhões e ônibus. O prazo para conclusão é 2031.
Canal de navegação: concessão é prioridade
Não é de hoje que a comunidade portuária defende a concessão do canal de navegação do Porto de Santos à iniciativa privada. Para empresários e autoridades, a privatização pode garantir a manutenção da dragagem, além do aprofundamento, considerado essencial para a chegada de navios cada vez maiores ao cais santista.
O novo modelo também permite a contratação do serviço a longo prazo. Pelo poder público, o período é de apenas cinco anos, gerando repetitivas licitações e, consequentes disputas judiciais. Não é à toa que o projeto está entre os prioritários da APS para a próxima década.
A previsão é de que o canal seja arrendado no primeiro trimestre de 2025. O investimento é avaliado em cerca de R$ 7 bilhões. A modelagem já foi enviada para a Autoridade Portuária pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O contrato também inclui a sinalização do canal aquaviário. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas a partir de janeiro de 2027, já sob a gestão do concessionário privado.
A agilidade no prazo está alinhada também ao entendimento do governo de que conceder os canais dos portos para empresas é a melhor forma de realizar as dragagens nos períodos adequados para o atendimento da carga.
O cronograma de Santos prevê que na primeira semana de março o projeto já seja encaminhado para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Antes, ele passará pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).



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