Notícias

Porto de Santos deve expandir em área equivalente a quase 600 campos de futebol

Fonte: A Tribuna On-line
 
Plano de expansão inclui região de mata virgem entre o Conjunto Humaitá e a margem do Rio Santana
 
O Porto de Santos deverá incorporar uma área verde localizada na Área Continental de São Vicente, próxima ao Humaitá, de 6,2 milhões de metros quadrados (m²). A região equivale a 574 campos de futebol. A área foi incluída no plano de expansão da poligonal do maior complexo portuário do País.
 
Trata-se de uma área greenfield, de mata virgem, localizada entre o Conjunto Residencial Humaitá e a margem do Rio Santana, nas imediações da praça de pedágio do Humaitá, no km 280 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega.
 
Além dessa área, a Prefeitura de São Vicente ofertou o Porto de Naus, uma ruína histórica situada em uma área de 850 mil m², onde foi construído o primeiro trapiche alfandegado do Brasil e, depois, um engenho de açúcar, próximo à Ponte Pênsil. O objetivo é explorar novos acessos hidroviários nessas regiões.
 
A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Vicente, Juliana Santana, avaliou os impactos positivos ao Município.
 
“Cada empresa instalada tem potencial de gerar em seu entorno um impacto benéfico na contratação de mão de obra, prestadores de serviços, além de promover um transbordamento favorável que acaba por oportunizar a abertura de novas empresas de manutenção, alimentação, abastecimento, entre outras, com resultado positivo na economia local”.
 
Expansão da poligonal
 
O Porto de Santos poderá alcançar 20,4 milhões de m2 em até 30 anos, com a inclusão de mais 12,6 milhões de m2 em áreas localizadas em Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.
 
O decreto, que permitirá a incorporação de 15 áreas e a expansão da poligonal em 162,4%, deverá ser publicado em fevereiro. Os anúncios foram feitos pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, no mês passado, na sede administrativa do Porto de Santos.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar