PF deflagra operação que investiga tráfico internacional de drogas

Fonte: BE News

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 16, a Operação Papyrus com apoio do BAEP da Polícia Militar, que visa investigar crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico no Porto de Santos.

A investigação começou em junho deste ano, após apreensão de 270 kg de cocaína que seriam enviados via complexo portuário.

Segundo a PF, os indícios colhidos na investigação demonstraram que os alvos da operação atuaram de forma associada para que ocorresse inserção da cocaína em contêineres destinados ao exterior, especialmente para a França.

De acordo com os agentes, os envolvidos retiravam cargas que estavam armazenadas no pátio de uma empresa de transporte em Cubatão e levavam ao pátio de um terminal retroportuário, em Guarujá. Lá, ocorria a abertura das portas dos contêineres para colocação da droga em meio à carga de papel destinada à exportação.

Além da apreensão feita em Santos, foi apurado no decorrer da investigação que o grupo criminoso pode ter atuado na contaminação de outros quatro contêineres, nos quais ocorreu apreensão de drogas no exterior. Com relação a estas ocorrências, estão em andamento medidas de cooperação policial internacional para obter informações com autoridades do local das apreensões.

Somadas, as apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, pro meio do modus operandi citado, chegam a aproximadamente 1.300 kg. A operação Papyrus visa cumprir 12 mandados de busca e apreensão cinco mandados de prisão preventiva, decretados pela 5ª Vara Federal de Santos, envolvendo funcionários investigados de empresas de logística portuária.