Notícias

Campanha Salarial 2024: resultado muito positivo

Fonte: AssCom Sindaport
 
Chegamos ao fim de mais uma Campanha Salarial. Após reuniões, assembleias, boletins, discussões em grupos de redes sociais, muita negociação, conversa e paciência, conseguimos importantes conquistas salariais e sociais.
 
Para a Diretoria do SINDAPORT, a Campanha Salarial 2024 finaliza com resultado extremamente positivo. Em assembleia realizada na noite de segunda-feira, 22 de julho, a categoria presente ao auditório do Sindicato aprovou a proposta apresentada pela empresa, a terceira oferta enviada.
 
Ofício informando que a proposta salarial foi acolhida pela categoria já foi encaminhado para a Autoridade Portuária.
 
Entre os avanços considerados favoráveis, destaque para o acordo coletivo firmado de dois anos, que há muito tempo era pedido por nós. E correção salarial de 100% da inflação do período, sem falar a recuperação das perdas salariais. O vale-refeição também será reajustado em 12,36%.
 
Se colocarmos na balança os últimos cinco anos de acordos coletivos, nossa avaliação é que hoje conseguimos importantes avanços para os trabalhadores.
 
• Há algum tempo pleiteávamos um acordo de dois anos e agora conseguimos fechar 2024/2026.
 
• Índice de correção salarial, com 100% da inflação do período, em 1° de junho de 2024 e também em 1° de junho de 2025.
 
• Recuperação das perdas salariais anteriores de 2%, sendo 1% referente a junho de 2024 e 1% em junho de 2025.
 
• Vale-refeição reajustado acima do índice da correção salarial,12,36%. O que na prática podemos considerar, se diluído durante o ano, como o vale peru.
 
• Auxílio creche com reajuste de 55,01%.
 
• Auxílio para filhos com necessidades especiais reajustado em 44,67%.
 
• Manutenção das demais cláusulas do atual acordo coletivo.
 
O outro lado
 
Entendemos o pensamento e a posição de alguns companheiros que estavam na assembleia de segunda-feira e se posicionaram contrários à aprovação da proposta salarial.
 
Certamente, essa posição antagônica ocorreu porque a expectativa desses companheiros era acima do resultado obtido. Mas isso faz parte do jogo.
 
Ao analisar a proposta salarial apresentada pela Autoridade Portuária, somente dois pontos não foram atendidos: o retorno do adicional de férias dos atuais 45% para 50%, o que seria equivalente a um reajuste nos salários de 0,37, e o retorno do adicional de horas-extras dos atuais 75% para 100%.
 
Temos que comemorar nossas conquistas. Conseguimos importantes avanços sem que fosse necessário instaurar dissídio coletivo e realizar greve, o que sempre acarreta em um desgaste para todos os envolvidos.
 
Confira no quadro abaixo a evolução da negociação das propostas apresentadas pela empresa:


 

  • 01
  • 01
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe



Voltar