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Túnel Santos-Guarujá: obras estão previstas para o 2º semestre de 2025

Fonte: BE News
 
Presidente do Porto de Santos atualizou cronograma em sessão pública na Câmara Municipal
 
A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, realizou na quarta-feira (3) uma audiência pública para debater a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, que vai ligar os dois municípios que abrigam o Porto de Santos, o maior complexo portuário do país.
 
Em sua participação na sessão pública, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, divulgou o cronograma do empreendimento, cujo início das obras está previsto para o segundo semestre de 2025.
 
Segundo o presidente do complexo portuário santista, o andamento da obra segue o cronograma previsto. Em abril, foram realizadas três audiências públicas sobre o empreendimento. Ainda neste ano, o projeto passará por uma nova sessão pública, que debaterá os impactos ambientais.
 
“Ao final deste ano, entre novembro e dezembro, teremos uma audiência pública para analisarmos os impactos ambientais. É uma obra complexa, que prevê um canteiro de obras na margem esquerda, onde certamente haverá impactos no meio ambiente e a audiência vai então discutir quais serão eles”, explicou Pomini.
 
De acordo com o presidente do Porto de Santos, a contratação da empresa vencedora da licitação e a ordem de serviço para início das obras estão programadas para o segundo semestre do ano que vem.
 
“Vamos reunir todos os estudos, incluindo das três audiências públicas que realizamos, pegamos uma minuta e encaminhamos aos órgãos de controle para analisar o formato de contratação proposta para a PPP (parceria público-privada), econômico e jurídico, para o Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado”, comentou.
 
A obra do túnel imerso é considerada a maior obra de infraestrutura do atual Governo Federal. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, onde serão aportados 3 bilhões pela União e outros 3 bi pelo Governo do Estado.
 
Desapropriações
 
Durante a sessão pública, presidida pelo vereador Bruno Orlandi (PSD) houve a preocupação por parte de moradores do bairro do Macuco, em Santos, em que um dos traçados do projeto prevê centenas de desapropriações. O projeto corresponde ao elaborado pela antiga estatal Dersa.
 
Atualmente, os moradores e a própria Prefeitura são favoráveis ao projeto que prevê zero ou o mínimo de desapropriações possível para o túnel.
 
“Não só vereadores, mas a cidade, somos a favor do projeto que não traz desapropriação. É uma das bandeiras que defendemos e vamos nos colocar na defesa de que haja o túnel, mas sem essas desapropriações, mantendo a dignidade das pessoas e moradores”, destacou Orlandi.



Obras do Túnel Santos-Guarujá devem começar só no 2º semestre de 2025

Fonte: Diário do Litoral
 
Cronograma de implantação do novo modal foi apresentado em audiência pública na Câmara de Santos
 
As obras do tão sonhado - e necessário - Túnel Santos-Guarujá devem começar apenas no segundo semestre de 2025. Esta foi a data informada pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, durante audiência pública realizada pela Câmara de Santos, na tarde desta quarta-feira (3).
 
Durante a apresentação da APS aos participantes, Pomini apresentou o traçado escolhido e o cronograma já em execução para iniciar uma das obras mais aguardadas da Baixada Santista. “A solução já foi encontrada pela engenharia há mais de 10 anos. Um projeto de 2014, que sofreu atualizações e modificações graças ao debate com a comunidade. Com ajustes como a retirada das desapropriações e uma pequena mudança na desembocadura em Guarujá. Com isso, nós temos um projeto pronto que em breve será apresentado para o mercado”, garante.
 
Segundo Pomini, chegar a este ponto do projeto não foi tarefa fácil já que há debate sobre uma ligação seca entre Santos e Guarujá desde 1927. “Quando retomamos esta pauta, a gente percebeu que cada um tinha o seu túnel de estimação. Sete, oito ito projetos na mesma mesa. Daí, a necessidade de um diálogo e da criação de uma comissão capitaneada pelo Lustosa para que nós ouvíssemos a sociedade, os operadores e toda a comunidade portuária que, obviamente, será afetada positivamente e terá impacto na sua vida e nas suas operações”, comenta.
 
Ao apresentar o projeto, Pomini traçou um cronograma e todo o caminho que será executado até o início das obras.
 
Confira:
 
• Fevereiro de 2024 - assinatura do acordo de cooperação técnica entre governos Federal e Estadual
 
• Abril de 2024 - consulta pública de projeto
 
• Abril de 2024 - audiências públicas
 
• Agosto de 2024 - audiência pública da licença ambiental
 
• Novembro de 2024 - licenciamento ambiental
 
• Março de 2025 - publicação do edital
 
• Julho de 2025 - licitação
 
Quando deve começar as obras do Túnel Santos-Guarujá?
 
Seguindo o cronograma apresentado pela APS, o início das obras deve ficar para o segundo semestre de 2025, caso o calendário seja executado sem mudanças ou intercorrências. “É uma obra relativamente simples, pelo menos para os chineses, que já fizeram mais de 10 túneis com este mesmo formato e com esta mesma tecnologia. Eu estive lá no canteiro de obras. É relativamente simples e rápido”, explicou Pomini.
 
O que não dá para negar é que esta é uma obra importante. Segundo um levantamento da própria autoridade portuária, cerca de 80 mil pessoas cruzam o canal que separa Santos de Guarujá todos os dias através dos diversos modais - catraias, balsa de veículos e a barca de pedestres. Hoje, elas levam cerca de 60 minutos para ir de uma cidade para outra pela estrada e de 18 a 60 minutos para atravessar via balsas. Com a construção do túnel, este número cai para 1 minutos e 42 segundos.
 
Alterações importantes foram feitas ao projeto como o fim das desapropriações, principal preocupação da população, e mudanças na desembocadura do Túnel em Guarujá. “Quando o projeto foi desenvolvido, lá em 2014, não era levado em consideração a inauguração do Aeroporto Civil e da duplicação da perimetral no Guarujá. É preciso que a obra da perimetral se conecte com o túnel e com o novo aeroporto. Os ajustes foram feitos levando em consideração o projeto de infraestrutura para o Porto”, explica Pomini.
 
Na última visita do ministro de Portos, Silvio Costa, a Baixada Santista, a APS anunciou um investimento de R$ 10 bilhões no Porto de Santos. Destes, R$ 5,1 bilhões vão para o novo túnel, sendo 50% de aporte do Governo Federal e 50% do Estado.
 
Audiência pública
 
A iniciativa de debater o assunto foi da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para acompanhar o projeto, presidida pelo vereador e ex- secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi. Além de Pomini, também marcaram presença o Gerente Regional de São Paulo Substituto da ANTAQ, Daniel Alves dos Santos; José Santaella, da ACOM (Associação Comunitária do Macuco); o engenheiro da APS, Eduardo Lustoza; representantes da Capitania dos Portos e demais vereadores da Casa.
 

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