APS vai realizar audiência pública para debater setor de contêineres

Fonte: BE News

Expansão do setor será discutida com representantes de associações e empresas

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, revelou na última semana que a companhia que administra o Porto de Santos irá realizar uma audiência pública para debater a movimentação e expansão do setor de contêineres pelo complexo marítimo.

A data para esta nova audiência pública, que deverá ocorrer na sede da APS, ainda terá data definida pela diretoria do porto.

Segundo Pomini, a idealização para audiência pública foi feita entre ele e Cláudio Loureiro de Souza, diretor-executivo do Centro Nacional de Navegação (Centronave), durante a realização da sessão pública que discutiu a transferência do Terminal de Passageiros do Porto de Santos, realizado no último dia 14 de junho.

Durante a audiência, diversas manifestações, principalmente de representantes de operadores e armadores, demonstraram sua insatisfação, foram contrárias ao projeto de transferência, pensando justamente na movimentação de contêineres pelo Porto de Santos.

“Fomos provocados positivamente pela Centronave, que pediu a realização de uma audiência pública sobre a movimentação de contêineres. Há uma narrativa de números, no qual o setor apresenta números diferentes daqueles que possuímos, que a Autoridade Portuária defende”, declarou Pomini ao BE News.

Conforme já anunciado no ano passado, o Porto de Santos possui um planejamento para atender o crescimento da movimentação de contêineres, que inclui áreas de adensamento de terminais do segmento, como o da Santos Brasil, na margem esquerda, e da Brasil Terminal Portuário (BTP), na margem direita.

Associações e empresas do setor defendem ainda o projeto do STS 10, terminal de contêineres que seria instalado na região do Saboó. O projeto do novo terminal, que previa investimentos de bilhões ao porto, estava incluso na desestatização da Autoridade Portuária, conforme idealizava o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, com a retirada do Porto de Santos do programa nacional de privatizações do Governo Federal, o projeto foi descartado. No final do ano passado, o presidente Anderson Pomini afirmou que um novo terminal poderia representar um grande gargalo logístico na entrada e saída de caminhões da cidade de Santos.

“As ações anunciadas pelo Porto de Santos atende perfeitamente o gráfico crescente de movimentação de contêineres, porém, pelo outro lado, associações e empresas do segmento apresentam outros números. O bom debate se faz necessário para que a gente encontre números reais, com a participação do poder público com o privado”, completou Pomini.