Empresa oferece R$ 100 milhões a soluções logísticas

Fonte: A Tribuna

Expectativa é que até 15 grupos sejam selecionados em dois anos

Em busca de soluções ara antigos problemas da logística portuária brasileira, uma empresa anunciou que investirá R$ 100 milhões em startups que tenham projetos ligados ao comércio exterior. A expectativa da companhia Comexport é que entre 10 e 15 grupos sejam selecionados nos próximos dois anos e os interessados já podem enviar suas propostas para análise.

“A gente está construindo um novo mercado que ainda está apagado no Brasil. Chamamos de comextech. São as empresas de tecnologia do comércio exterior”, explica Rodrigo Guerra, que é CFO (chefe financeiro) da Comexport, atuante há 50 anos no ramo do comércio exterior e que tem parte de sua rotina ligada ao Porto de Santos, de suma importância para a economia nacional.

“A gente importa uma quantidade enorme de itens pelo Porto de Santos e temos interesse em qualquer startup que possua algum tipo de solução para ajudar a resolver problemas de gargalos logísticos, fiscais ou tributários, diminuir o fluxo de papéis, oferecer créditos e resolver problemas que os importadores tenham. Estamos procurando para investir”.

ESTRATÉGIA

De acordo com Guerra, após cinco anos e R$ 50 milhões de investimentos em tecnologia e inovação dentro da própria empresa, por meio do desenvolvimento de diversos tipos de sistemas, a Comexport resolveu partir para o open innovation.

“Inovar com gente de fora, com quem não é funcionário da empresa. A gente tem experiência e, por isso, quer encontrar startups com empreendedores que estejam com vontade de transformar o comércio exterior brasileiro com informações inovadoras”.

O objetivo é usar a tecnologia para construir um “ecossistema exterior” capaz de resolver problemas logísticos portuários. “Onde dói para nossos importadores e exportadores brasileiros”, relata Guerra, dizendo que o investimento não se trata de uma obrigação, e sim uma solução encontrada pela empresa, que já colheu resultados positivos ao apostar em duas startups que facilitam a cotação de frete internacional.

ESTRUTURA

A Comexport realiza uma busca rigorosa por startups em pesquisas, indicações e até pela mídia, mas também aceita contato por meio do e-mail comextech@comexport.com.br. "O e-mail é o ponto de partida. Não descartamos nada, pois quando a gente acha que faz tudo do comércio exterior, tem gente que chega para mostrar que não é tudo", enfatiza, dizendo que o objetivo é conhecer as mais diversas soluções logísticas.

No entanto, para o projeto, a startup precisa estar minimamente estruturada, com algum cliente e faturamento. "Procuramos por empresas que estejam começando a crescer e precisem de uma ajuda para se organizar e trocar ideias. Não é só dinheiro pelo dinheiro", destaca Guerra.

PRIORIDADES

Por isso, a busca é por empresas que ofereçam soluções de contratação de desembaraço aduaneiro no ambiente virtual, tenham gestão de carta de crédito on-line e façam financiamento para pequenos e médios importadores, entre outras características.

"A gente busca estar presente na estratégia da empresa, ajudar com tecnologia e estruturá-la com a parte legal, tributária, trabalhista, fiscal e contábil", finaliza o CFO.