Notícias
Dez empresas já demonstraram interesse em leilão de megaterminal do Porto de Santos, diz ministro
Fonte: O Globo
Empreendimento é o mais aguardado pelo setor e deve aumentar em 50% a capacidade de movimentação de contêiners no porto
Pelo menos dez empresas, entre negócios brasileiros e companhias internacionais, já demonstraram interesse em participar do leilão de concessão do terminal de contêineres do Porto de Santos, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O chamado Tecon 10 é o maior do país e deve aumentar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres no porto.
Nesta semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu a autonomia da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) na definição do modelo de concessão do terminal. A expectativa é que o leilão acontece na primeira quinzena de março.
Na última sexta-feira, durante anúncio de investimentos para expansão do terminal de contêineres do Porto do Rio, Costa Filho explicou que tem se reunido com embaixadores de diversos países para buscar empresas interessadas em operar o Tecon 10, e que dez companhias já se manifestaram.
Uma delas é a filipina ICTSI, que há 27 anos opera o terminal de contêineres do Porto do Rio. A lista ainda inclui grupos nacionais como a JSL, empresas chinesas e fundos de investimentos árabes:
— Nossa meta é, entre os dias 15 a 20 de janeiro, fazer um conjunto de reuniões em São Paulo ou um grande roadshow na B3 para reunir de 10 a 20 grupos interessados em participar (do leilão). Quero conversar pessoalmente com todos para fazer de maneira democrática e participativa um grande debate.
Ainda segundo Costa Filho, o ministério deverá definir na próxima semana a outorga mínima do leilão.
De acordo com a pasta, em janeiro será realizada uma apresentação do certame com embaixadas e empresas interessadas. Em seguida, será publicado o edital de licitação do terminal.
Comentários (0)
Compartilhe
Voltar





Versão em pdf
