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Abertura das Caravanas da Inovação reúne autoridades no Porto de Santos
Fonte: BE News
Primeiro dia do encontro marca o início de debates sobre pesquisa, digitalização e modelos de gestão para o setor portuário
O Porto de Santos (SP), maior complexo portuário da América Latina, é palco da sexta edição das Caravanas da Inovação Portuária, que tem início nesta terça-feira (9). Com iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o HUB Brasil Export, o encontro ocorre no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e reunirá lideranças públicas e privadas, especialistas, startups e representantes da comunidade portuária.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (8) e contou com a participação do professor Daniel Divino, diretor do Senai-SP em Santos; do diretor-geral da Antaq, Frederico Dias; do diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, do diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos, Beto Mendes; do superintendente de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ramon Cunha; do presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região, Carlos Melo; do presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt; do presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop) Sérgio Aquino; e do diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), João Ataliba de Arruda Botelho.
A edição de Santos marca o encerramento do ciclo nacional das Caravanas em 2025, que já percorreu importantes polos logísticos do país, passando por Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro.
Segundo o diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, a sexta edição das Caravanas da Inovação consolida o papel estratégico da iniciativa para o desenvolvimento do setor. “Essa edição da Caravana de Inovação Portuária fecha o ano de 2025. Começamos em fevereiro, no Recife, passamos por várias capitais estratégicas e agora chegamos a Santos. A importância dessa iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos é desenvolver a cultura da inovação no sistema portuário nacional”, destacou.
O diretor-geral da Antaq, Frederico Dias, destacou a importância do evento para reunir gestores, pesquisadores e especialistas para gerar melhorias no setor. “A inovação está em constante evolução. Nunca haverá um momento de porto seguro, pois a única permanência que temos é da evolução.”
Além da tecnologia
Com uma agenda que reúne painéis técnicos, apresentações institucionais e apresentações de startups, o evento busca fortalecer a cultura da inovação nos portos públicos e privados, promovendo a troca de experiências, boas práticas e soluções tecnológicas capazes de impulsionar a competitividade e a sustentabilidade do setor.
Para Tetsu Koike, o conceito de inovação vai muito além da aquisição de equipamentos. “Inovação não é só comprar ativo tecnológico ou adquirir tecnologia. Inovação é desenvolver, pensar a inovação, estruturar a governança e criar o modelo de como se vai gerir o que nasce dessa atividade. Essa é a grande importância das Caravanas”, completou.
Entre os principais temas que estarão em debate na edição de Santos estão as políticas nacionais de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); governança em ecossistemas abertos de inovação; transformação digital e gestão portuária inteligente; o futuro da navegação marítima; e compras públicas de soluções tecnológicas inovadoras.
Protagonismo
A escolha de Santos para encerrar o calendário de 2025 não é por acaso, segundo o MPor. O complexo movimenta cerca de 180 milhões de toneladas por ano, concentrando cargas fundamentais para a economia brasileira e para o comércio internacional.
Dados recentes indicam que, entre janeiro e setembro de 2025, a movimentação portuária nacional atingiu 106,3 milhões de toneladas, com destaque para:
Cargas conteinerizadas: 32,9 milhões de toneladas (+3,98%);
Soja: 24,9 milhões de toneladas (+11,05%);
Açúcar: 11,5 milhões de toneladas;
Milho: 7,4 milhões de toneladas;
Resíduos da extração de óleo de soja: 7,4 milhões de toneladas.
Segundo Tetsu Koike, o Porto de Santos representa um verdadeiro espelho da economia brasileira. “A roupa que estamos vestindo, os sapatos que usamos, o celular que a gente utiliza, tudo passa, direta ou indiretamente, pelo Porto de Santos. Ele é o local ideal para desenvolver a cultura da inovação portuária que vai influenciar todo o Brasil”, enfatizou.
Perspectivas para 2026
Ainda no entendimento do Ministério de Portos e Aeroportos, a edição de Santos marca o fechamento de um ciclo nacional das Caravanas em 2025, consolidando um movimento permanente em favor da modernização do setor.
Para 2026, a expectativa já é de expansão da iniciativa. “A gente espera realizar mais quatro Caravanas até a metade do ano que vem. Será um ano diferente, com grandes eventos e eleições, por isso vamos concentrar essas edições mais cedo. Estamos juntos, todos pela inovação. A cadeia produtiva portuária precisa inovar, e estamos aqui para isso”, finalizou.
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