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Baixada Santista reúne municípios para discutir expansão de retroáreas
Fonte: Jornal da Orla
A Associação Comercial de Santos (ACS) recebe hoje (25), às 8h30, o Invest Retroporto. O encontro traz representantes de Santos, Guarujá, Cubatão, Praia Grande e São Vicente para discutir a expansão das retroáreas portuárias da região. Para os interessados, o evento que acontecerá na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico da cidade, é aberto ao público e as inscrições são gratuitas mediante confirmação no site bit.ly/invest-retroporto.
A iniciativa da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) que vai reunir secretários municipais e representantes do setor privado, abordará um plano diretor, licenciamento ambiental e mobilidade urbana nos cinco municípios.
Para o diretor-executivo da ABTTC, Wagner Souza, o evento inaugura um debate inédito na região. “Antes, nunca houve um workshop técnico voltado especificamente para discutir a expansão da atividade retroportuária, reunindo os secretários municipais dos cinco municípios da Baixada Santista”, afirma.
Ele ainda aponta um desequilíbrio na relação entre porto e retroporto em Santos. Enquanto outros complexos portuários do mundo mantêm retroáreas superiores às áreas portuárias, a região santista apresenta proporção de 1:1.
“É no retroporto que ocorre a transformação de valor das cargas, enquanto o porto, por definição, é o espaço para a mudança de modal”, explica Souza.
A carência de retroáreas frente à área portuária, segundo o diretor-executivo da ABTTC, limita o potencial de desenvolvimento econômico da Baixada Santista. O desequilíbrio contrasta com a realidade de outros complexos portuários globais, onde as retroáreas ocupam espaços mais amplos que os portos propriamente ditos.
A discussão sobre esse tema, de acordo com Souza, permite planejar o futuro da região e alinhar estratégias para atrair investimentos. O objetivo passa por consolidar o Porto de Santos como referência global na atividade portuária e logística.
PROGRAMAÇÃO
A programação inclui dois painéis. O primeiro, às 9h15, trata de meio ambiente e segurança jurídica para investimentos. Participam os secretários de Meio Ambiente Valdir Pereira Ramos Filho (Praia Grande), Rodrigo Fernandes (Guarujá), Flávia Ramacciotti (São Vicente) e Cleiton Jordão Santos (Cubatão), além de Rogério Oliveira, diretor da ABTTC e da TranstecWorld.
O segundo painel, às 10h30, discute planejamento urbano, mobilidade e logística portuária integrada. A mesa reúne Thais Margarido, secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Fabrício Lopes, secretário de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo de Cubatão, Bruno Orlandi, secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Alexsandro Ferreira, secretário de Desenvolvimento Urbano de São Vicente, e Bayard Umbuzeiro Neto, diretor da ABTTC e presidente da Transbrasa.
GARGALOS
A Via Anchieta, inaugurada em 1947, concentra praticamente todo o acesso de cargas ao Porto de Santos. A rodovia sinuosa representa o maior gargalo da região, segundo Souza. Ele reconhece que os novos acessos previstos só ficam prontos em 5 a 10 anos. “Já nascerão com risco de engarrafamentos”, alerta.
O porto vem batendo recordes de movimentação e a tendência aponta para expansão nos próximos anos. A infraestrutura atual, porém, exige soluções de logística integrada e planejamento urbano para mitigar os impactos do crescimento. “O grande desafio será conviver com essa expansão utilizando a infraestrutura atual”, finaliza o diretor-executivo da ABTTC.
Ele ainda complementa alegando que a expansão das retroáreas precisa dialogar com a questão ambiental, especialmente em Cubatão. Souza explica que o fórum reúne tanto secretários de desenvolvimento quanto de meio ambiente justamente para garantir que o crescimento da atividade retroportuária ocorra de forma ordenada e sustentável.
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