Notícias
Acidente em cais não deve afetar temporada de cruzeiros em Santos, diz APS
Fonte: BE News
Estrutura danificada por acidente com petroleiro passa por reparos e deve estar pronta até outubro, segundo a Autoridade Portuária
O Cais de Outeirinhos, localizado na margem direita do Porto de Santos (SP), deverá estar apto para receber atracações de navios de cruzeiros para a temporada 2025/2026. O espaço, localizado na Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), foi alvo de um acidente envolvendo um navio petroleiro no mês de março.
O acidente, do dia 12 de março, ocorreu com o navio Olavo Bilac, que colidiu com três embarcações da Marinha do Brasil (MB) após apresentar problemas durante uma manobra. O petroleiro transportava 50 mil toneladas de óleo combustível. Na ocasião, um oficial da Marinha ficou ferido e precisou ser hospitalizado.
Desde os primeiros registros do acidente, Autoridade Portuária de Santos (APS), Marinha do Brasil e a empresa responsável pelo navio petroleiro, realizaram diversas inspeções para fazer uma análise completa dos danos ao cais e também o processo que envolve a recuperação do trecho.
Em nota, a APS afirmou que a empresa proprietária da embarcação convocou a empresa responsável pela obra, que deverá entregar no próximo mês o projeto executivo para os reparos dos danos.
Já a Marinha do Brasil informou que, a partir do projeto executivo, será possível detalhar as fases e estimativas mais aproximadas referentes aos prazos de execução.
Após o registro do acidente, o Cais de Outeirinhos, conhecido pela atracação de navios de cruzeiro de grande porte, não pode receber operações. Para não causar impactos nas operações de embarque e desembarque de turistas, foram definidos outros pontos de atracação no Porto de Santos, todos eles na margem direita.
Outeirinhos é o local preferencial para a atracação de navios de grande porte que visitam o Porto de Santos, devido à sua proximidade com o terminal de embarque, o Concais, e à facilidade no transporte de passageiros de cruzeiros. O berço permite o embarque e desembarque direto aos ônibus para o costado dos navios, otimizando o processo de trânsito de turistas.
No primeiro semestre, algumas embarcações tiveram de atracar nos cais dos armazéns 31/32 e 30. O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que até o início da temporada de cruzeiros, programada para outubro, o Cais já deva apresentar condições de receber operações de navios de turismo.
“Até o início da operação esse cais estará 100% em operação. Ainda que não esteja, o Porto de Santos concilia a utilização desses berços para atender, além dos navios de carga, também os navios de cruzeiro. O Porto tem conversado bastante com a administração do terminal de passageiros para trabalharmos com planos A e B para que não tenhamos nenhum tipo de interrupção sobre a prestação desse relevante serviço, em especial ao turismo de toda a Baixada Santista”, comentou.
Cruzeiros em Santos
A temporada 2025/2026 de cruzeiros do Porto de Santos (SP) terá o menor número de escalas dos últimos quatro anos. Segundo dados do Concais, que administra o terminal de cruzeiros do maior porto do país, a temporada contará com 134 escalas e 14 navios, sendo que serão seis regulares e outros oito em trânsito.
De acordo com informações da companhia, a temporada está prevista para começar em 26 de outubro e seguirá até 19 de abril.
A Associação Nacional de Terminais de Cruzeiros (Aterc Brasil) apontou que a previsão de escalas para a temporada tem a ver com a ausência de infraestrutura adequada para as maiores embarcações de turismo do mundo.
Entre os fatores apontados pela associação, destaca-se a falta de berços exclusivos para atracação de navios de passageiros, um fator que, segundo a Aterc, compromete a segurança e eficiência das operações.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar