Notícias

Parque Valongo avança com 2ª fase de obras e consolida legado histórico e turístico do Porto de Santos

Fonte: APS
 
Berço do Porto de Santos ganha novo impulso com revitalização
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, marcou presença no início das obras da 2ª Fase do Parque Valongo, nesta terça-feira (5). A obra dá novo impulso ao primeiro espaço de visitação pública do Porto, que já atraiu 500 mil visitantes desde a inauguração da primeira etapa, em julho de 2024.
 
Com investimento de R$ 17 milhões, a nova etapa revitalizará o Armazém 3 e executará a urbanização e paisagismo do entorno da icônica Casa de Pedra, totalizando 4,7 mil m². O espaço será multiuso, podendo abrigar eventos, restaurantes e atrações culturais. A previsão de conclusão é de oito meses.
 
“Estamos transformando o coração do maior complexo portuário do Hemisfério Sul em um polo de cultura, lazer e conexão urbana. É a integração Porto-Cidade na prática”, destaca Anderson Pomini.
 
A obra, executada pela Carnevali Engenharia, é viabilizada por uma parceria entre a APS e a Prefeitura de Santos, utilizando recursos do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado com a Brasil Terminal Portuário (BTP). A continuidade das obras prevê, ainda, a revitalização da Casa de Pedra e dos Armazéns 1 e 2.
 
Conquistas já Entregues à População
 
A primeira fase (10 mil m²), entregue em julho de 2024, transformou as ruínas dos antigos Armazéns 4, 5 e 6 em um moderno espaço coberto e climatizado, cercado por jardins, quadra de beach tennis, playground, píer de contemplação e plataforma flutuante para embarcações.
 
Em 26 de junho, foi inaugurada a Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla – estrutura acessível de 228 metros (incluindo rampa e trecho helicoidal) sobre a Rua Tuiuti e Avenida Perimetral, fruto de parceria entre APS, FIPS e Rumo Logística.
 
As obras do Parque Valongo exemplificam um modelo eficiente de gestão: todas as obras foram viabilizadas a custo zero para os cofres municipais, graças a investimentos privados via Trimmcs (como os R$ 20 milhões da primeira fase, com COFCO e Ecoporto) e parcerias estratégicas.
 
A cessão gratuita da área federal pela APS em maio de 2023, formalizada com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Prefeitura, foi o passo inicial fundamental.
 
Resgatando 400 Anos de História
 
Localizado no berço do Porto de Santos – onde há 400 anos surgiram os primeiros atracadouros –, o Parque Valongo é um símbolo de renascimento. O projeto integra-se à ampla revitalização do Centro Histórico, que incluiu a Rua Tuiuti (com fonte interativa, lâmina d’água e paisagismo) e a Praça Barão do Rio Branco (nova frente ao parque, com estátua de José Bonifácio), promovendo acessibilidade plena entre o Valongo, o Museu do Pelé e o Museu do Café.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar