Notícias
Túnel Santos-Guarujá: Autoridade Portuária quer propriedade da obra e fará exigências ao Governo de São Paulo
Fonte: A Tribuna On-line
Esta é uma de uma série de exigências que o Porto de Santos enviará para serem incluídas no edital de leilão
A Autoridade Portuária de Santos (APS) prepara uma série de exigências que serão encaminhadas ao Governo do Estado para que constem no edital do túnel imerso Santos-Guarujá. Uma delas é a reivindicação de propriedade da construção. O leilão da ligação seca está previsto para o dia 5 de setembro, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, primeiramente serão exigidas garantias de menor impacto nas operações portuárias. “O túnel tem natureza dúplice, é uma obra infraviária, de mobilidade urbana, que conecta ponto A com ponto B, mas também as margens do Porto. Então, a primeira exigência é que haja a menor interrupção possível nas operações, nas linhas férreas, nas perimetrais e no canal de navegação”, detalha o presidente da gestora do Porto.
Além disso, a APS reivindicará ao Governo Estadual a propriedade do túnel. “Nós queremos que fique claro no edital que a construção do túnel passa a ser propriedade da Autoridade Portuária. Nós (União e Estado) vamos fazer a obra, o Estado vai dirigir essa concessão, mas, ao final do prazo de concessão, ela será propriedade da Autoridade Portuária de Santos. Inclusive, teremos reuniões nos próximos dias (com o Estado) para que isso fique consignado no edital”, adianta Pomini.
Túnel Santos-Guarujá
Recentemente, o projeto do túnel Santos-Guarujá foi ajustado atendendo a sugestões de empresas internacionais e o novo edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 10. As mudanças elevaram o custo da obra de R$ 5,96 bilhões para R$ 6,8 bilhões. O investimento será custeado meio a meio entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo. A licitação internacional, na modalidade de parceria público-privada (PPP), dará ao futuro vencedor um contrato de 30 anos para construção, operação e manutenção do empreendimento. Devido às alterações, o leilão foi remarcado de 1º de agosto para 5 de setembro, na B3, em São Paulo.
Com 1,5 quilômetro de extensão — sendo 870 metros sob o canal do estuário —, o túnel contará com três faixas por sentido, sendo duas para veículos de passeio, ônibus e caminhões e uma exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de galeria para pedestres e ciclistas.Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas e catraias, que transportam mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres por dia. A estimativa é de geração de cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos com a obra.



Comentários (0)
Compartilhe
Voltar