Notícias

Construção do túnel Santos-Guarujá será dividida em várias etapas

Fonte: Jornal da Orla
 
O Governo de São Paulo revelou as etapas da construção do primeiro túnel imerso do Brasil, que ligará os municípios de Santos e Guarujá. A estrutura com 870 metros de extensão será construída com módulos de concreto pré-moldados, fabricados em uma doca seca, que flutuarão até o local da instalação e, em seguida, serão afundados e encaixados no leito do canal do Porto de Santos. A construção promete seguir um processo rigoroso de engenharia, dividido em várias etapas. A primeira fase da obra envolve a escavação de uma trincheira no fundo do canal para abrigar os módulos do túnel. Placas de concreto serão instaladas na base da vala para sustentar os elementos estruturais.
 
Os seis módulos de concreto serão fabricados em uma doca seca. Durante essa etapa, os módulos contarão com reservatórios internos que funcionam como piscinas provisórias, impedindo que afundem imediatamente ao serem colocados na água.
 
Antes de serem transportados, os módulos passam por testes de vedação e impermeabilidade. Depois da aprovação, a doca é inundada e os módulos flutuam, prontos para serem rebocados até o local de instalação.
 
Rebocadores levarão os módulos até a trincheira escavada no canal. Com o auxílio de sensores e sistemas eletrônicos de posicionamento, cada peça será colocada com precisão no ponto correto, apoiada inicialmente por pontes flutuantes.
 
A água das piscinas internas será bombeada, fazendo com que os módulos afundem lentamente.
 
A união entre os módulos será feita com base na diferença de pressão entre o interior da peça instalada e a água ao redor da nova peça. Na extremidade de cada módulo, macacos hidráulicos vão movimentar pinos de aço para garantir o nivelamento da estrutura. Após o encaixe, os pinos serão soldados e os macacos, retirados. Uma camada de areia é injetada na base da vala, formando uma “cama” para assentar os módulos com segurança.
 
Após a instalação completa, o túnel será recoberto com uma camada de pedras, protegendo a estrutura contra impactos de embarcações e enganchamento de âncoras.
 
SONDAGENS
 
A etapa atual, iniciada em 3 de março, é a realização de sondagens no fundo do canal. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pelo Governo do Estado, está coletando amostras de sedimentos em 12 pontos — seis em cada margem do canal — para análise e obtenção da licença de instalação junto à Cetesb.
 
A operação foi acompanhada pela Autoridade Portuária de Santos (APS), que destacou o avanço do projeto no processo de licenciamento.
 
“Estamos acelerando todos os procedimentos no que tange ao início da construção. A prioridade da comunidade portuária, a prioridade do Governo Federal é o início imediato dessas obras do túnel”, afirmou Sidnei Aranha, superintendente da APS.
 
OBRA HISTÓRICA
 
A estrutura terá três faixas de tráfego em cada sentido, uma delas adaptável para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Também haverá uma faixa central exclusiva para ciclistas e pedestres, garantindo acesso seguro para todos os modos de transporte.
 
A ligação submersa será feita entre os bairros de Outeirinhos e Macuco, em Santos, e o bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. A profundidade do canal na área da obra será de 21 metros, e o túnel terá 10 metros de altura útil para a circulação de veículos.
 
Com aporte estimado em R$ 6 bilhões, o projeto será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com participação do Governo do Estado de São Paulo, do Governo Federal e da iniciativa privada.
 
A obra está qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP) e também faz parte do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
 
Publicado no dia 27 de fevereiro pelo Governo de São Paulo, o edital de licitação foi lançado durante evento no Porto de Santos que reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O leilão está previsto para ser realizado no dia 1º de agosto deste ano.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar