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Porto de São Sebastião se prepara para iniciar obras de dragagem
Fonte: BE News
Intervenção prevista para este mês vai restabelecer profundidade nos berços de atracação e reforçar segurança das operações marítimas
A Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), autoridade portuária vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, vive a expectativa para o início das obras de dragagem no complexo. A administração elaborou o projeto conceitual de dragagem, protocolou o pedido no Ibama e obteve a autorização no segundo semestre de 2024.
A licitação já foi concluída e a Dratec Engenharia já foi contratada para realizar a obra. A companhia responsável pelo monitoramento ambiental também foi definida. A autoridade portuária também já realizou a primeira reunião de coordenação sobre a obra, e espera iniciar a dragagem ainda no mês de abril. O prazo previsto para a execução é de cinco meses.
Segundo a administração do complexo, o objetivo é restabelecer a profundidade do berço de atracação principal, do berço interno e do entorno, para reforçar a segurança das operações portuárias e otimizar a navegação marítima. O projeto consiste em uma dragagem de 34.588 m³.
“Nós tínhamos um calado operacional de 9,4 metros, tivemos um assoreamento no início do ano passado que fez com que reduzíssemos o calado pra 9,1 metros. Nós queremos retomar esse calado de 9,4 metros”, afirmou o diretor-presidente da CDSS, Ernesto Sampaio, destacando que as obras devem gerar novas oportunidades de negócio para o porto.
Apesar de visar a chegada de novos investimentos, a dragagem não está relacionada aos planos de concessão de áreas portuárias no Porto de São Sebastião. O Governo do Estado planeja concluir a concessão para ampliar o complexo, com investimentos de R$ 660 milhões em um contrato com prazo de 35 anos.
De acordo com a Semil, o porto passará a ter capacidade de movimentação de 4,3 milhões de toneladas por ano com a conclusão do projeto de concessão.
“É um investimento do Governo do Estado para que a gente possa continuar nossa operação no berço público. O projeto de arrendamento que está acontecendo já está em consulta pública. Está previsto para o final do ano, com um investimento muito maior, com a construção de um novo píer para atracação de navios”, explicou Sampaio.
A contratação da empresa para realizar o monitoramento ambiental deve trazer benefícios não apenas para a operação do porto e a análise dos impactos nas comunidades vizinhas, mas também para o desenvolvimento de pesquisas na região.
“É um grande contrato. Várias condicionantes foram estabelecidas pelo Ibama. Isso vai gerar não só dados pra acompanhar o serviço, mas pra academia também. As próprias universidades vão se aproveitar desses dados pra fazerem seus estudos”, ressaltou o diretor-presidente.
Dragagem
Nos serviços de dragagem, serão retirados sedimentos do leito marinho, como lama, areia e pequenas rochas que se acumulam no canal aquaviário devido aos ventos, correntezas, chuva e outros eventos climáticos.
Podendo chegar a 25 metros de profundidade, o canal de acesso ao Porto de São Sebastião possui um dos maiores calados do Brasil, se tornando um atrativo para as embarcações de grande porte, podendo operar grandes volumes de carga.
Neste cenário, é importante a realização da manutenção periódica da profundidade na área de atracação, que é menor por estar perto da costa. Atualmente, essa profundidade chega a 8,70 metros. Por este motivo é fundamental contratar o serviço de dragagem de manutenção.



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