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Novo terminal de cruzeiros em Praia Grande vai 'complementar' o Porto de Santos, diz empresa; entenda

Fonte: A Tribuna On-line
 
Projeto Litoral Plaza Port, com dois berços de atracação, foi apresentado ao Governo Federal
 
O Grupo Peralta iniciou os estudos para construir um terminal de cruzeiros em Praia Grande e afirma que há demanda para um segundo equipamento turístico desse porte na Baixada Santista. O projeto, denominado Litoral Plaza Port, foi apresentado pelo deputado federal e prefeito eleito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no início do mês.
 
A proposta surge num momento em que o próprio Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Autoridade Portuária de Santos (APS), a Prefeitura de Santos e a arrendatária Concais discutem a transferência do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini de Outeirinhos para o Valongo, com o intuito de impulsionar o turismo na região central de Santos.
 
Em nota, o Grupo Peralta informa que o empreendimento “complementa as operações do Porto de Santos, atendendo a uma demanda estratégica identificada por estudos”.
 
O grupo argumenta que o novo terminal do Valongo oferecerá três berços, enquanto o terminal de Praia Grande disponibilizará outros dois, totalizando cinco berços de atracação e “alcançado a infraestrutura necessária para atender passageiros, trabalhadores e companhias com eficiência”.
 
Segundo a empresa, o projeto segue em fase de estudos e adequações, com o objetivo de “ampliar a estrutura portuária” e “impulsionar a economia” da Baixada Santista, do Estado e do País.
 
O Peralta ressalta que o projeto visa a preservação ambiental, especialmente na “Praia de Itaquitanduva, Parque Estadual Xixová-Japuí e arredores”, região onde o equipamento poderá ser instalado.
 
Sem dar mais detalhes, a companhia informa que a proposta está em fase de obtenção das licenças necessárias e reitera que as imagens divulgadas são “conceituais, podendo sofrer ajustes à medida que os estudos avançam”.
 
De acordo com o grupo empresarial, o local escolhido para o terminal visa “oferecer comodidade no embarque e desembarque de passageiros graças ao receptivo que funcionará no shopping” localizado na entrada da Cidade.
 
O Peralta informa que outros detalhes serão divulgados futuramente, conforme o andamento do projeto e as aprovações e trâmites legais.
 
Já Mourão diz que o projeto resultará na expansão do turismo de toda a região, “impulsionando a geração de emprego e renda, além de incentivar o desenvolvimento de novos negócios”.
 
Volume não justifica proposta, diz especialista
 
O volume atual de navios e passageiros que a Baixada Santista recebe na temporada de cruzeiros não justifica a implantação de um novo terminal na região. A opinião é do consultor portuário Ivam Jardim Arienti, da Agência Porto Consultoria.
 
O especialista afirma que os três berços projetados para o terminal no Valongo são suficientes para que o Concais atenda à demanda com eficiência.
 
Ivam Jardim ainda avalia que o custo do novo terminal seria “altíssimo” e dificilmente se pagaria. “Trata-se de uma obra offshore complexa, com licenciamento ambiental rigoroso nessa região. A operação de passageiros é sazonal, no verão, e os volumes são insuficientes para remunerar esse tipo de projeto”, argumenta.
 
Autoridade portuária
 
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informa que “é legítimo que o mercado acompanhe, estude e proponha novos terminais portuários, fora do porto organizado, e identifique se é viável economicamente”.
 
A administração portuária santista afirma, porém, que, “além da demanda, há que se considerar os impactos ambientais e de vizinhança a serem tratados entre os órgãos fiscalizadores e os empreendedores”, acrescentando ainda que é preciso verificar a segurança da navegação no local. “Cabe à Marinha avaliar as condições de tráfego de grandes embarcações”.
 
MPor
 
Questionado, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) não respondeu para A Tribuna.
 

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