Segurança portuária em debate: novos desafios e inovações tecnológicas

Fonte: BE News

Com a crescente automação, líderes do setor buscam soluções para proteger as infraestruturas contra ataques cibernéticos

No Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph), a segurança nos complexos portuários foi o tema central do painel “Iniciativas para ampliar a segurança nos complexos portuários”. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), fez parte da programação da edição 2024 do Brasil Export, fórum nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado de 8 a 10 deste mês em Brasília (DF). A importância do tema se reflete não apenas na necessidade de proteção das operações portuárias, mas também na crescente interdependência entre segurança física e digital, que é fundamental para garantir a integridade das infraestruturas e a confiança dos investidores.

A discussão, mediada pela diretora-executiva da Abeph, Gilmara Temóteo, reuniu líderes do setor para debater desafios e soluções relacionados à modernização e proteção das infraestruturas portuárias, levando em conta as novas demandas e ameaças que emergem em um cenário cada vez mais tecnológico. Gilmara Temóteo abriu o debate com uma questão sobre a crescente automação nos portos e como as autoridades estão se preparando para enfrentar as novas ameaças, especialmente os ataques cibernéticos, que têm se tornado uma preocupação crescente em todo o mundo.

O diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul (SC), Cleverton Elias Vieira, compartilhou sua experiência prática ao enfrentar um ataque cibernético durante a fase de implantação de novos sistemas. “Foi um desafio muito grande, e aí percebemos o motivo pelo qual é essencial trabalhar com comprometimento”, destacou Vieira. O mandatário do porto catarinense enfatizou a importância de um compromisso coletivo e de uma abordagem proativa para a segurança, que deve englobar todos os colaboradores e não apenas os responsáveis pela tecnologia da informação.

Ele também mencionou a importância de inovações tecnológicas para aumentar a eficiência das operações portuárias e, consequentemente, garantir mais segurança. “Com a implantação da biometria e controle de acesso, reduzimos o tempo de entrada de caminhões de seis para dois minutos, o que também diminuiu filas e riscos à segurança”, disse Vieira, ressaltando como a tecnologia pode servir como um aliado na melhoria da logística portuária.

Já o diretor-presidente da Companhia Docas do Pará, Jardel Rodrigues da Silva, enfatizou a necessidade de investimentos contínuos em segurança cibernética. “Estamos em processo de contratação de um sistema de proteção contra ataques cibernéticos”, revelou. Silva ainda apontou que, além do investimento em tecnologia, a mudança de cultura dentro das companhias é um grande desafio, especialmente em empresas com mais de 50 anos de existência. “O Brasil enfrenta um passivo grande e, ao mesmo tempo, precisa se preparar para as ameaças do mundo moderno, como os riscos cibernéticos”, ressaltou.

O presidente da Autoridade Portuária paraense sublinhou que, para superar esses desafios, é necessário um esforço conjunto que envolva todos os níveis da organização.

Vulnerabilidade

O presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), Marcelo João da Silva, também destacou a vulnerabilidade das infraestruturas portuárias, não apenas em termos digitais, mas físicos. “As auditorias funcionam como uma consultoria para superar essas vulnerabilidades e garantir um ambiente portuário cada vez mais seguro”, afirmou, reforçando a ideia de que a segurança deve ser uma prioridade constante.

O Brasil Export 2024 foi uma edição nacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no YouTube; e no site www.tvbenews.com.br.