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Obrigado e vamos em frente!

Fonte: A Tribuna On-line / Anderson Pomini*
 
O Porto de Santos movimentou, de janeiro a junho deste ano, 89,17 milhões de toneladas, recorde histórico
 
O Porto de Santos movimentou, de janeiro a junho deste ano, 89,17 milhões de toneladas, recorde histórico, que, se comparado ao movimento do ano inteiro de 2009, que foi de 83,2 milhões de toneladas, significa dizer que um novo Porto de Santos surgiu em 15 anos.
 
O maior Porto do Hemisfério Sul responde pela segurança alimentar do planeta e por 30% da corrente comercial do Brasil, com 600 destinos em 200 países.
 
É vital para o setor produtivo nacional, como o agro, que movimenta 52% do Porto de Santos, fruto do empenho da gente trabalhadora e incansável que vive o dia a dia do cais e das sofisticadas operações dos terminais privados.
 
Chegamos a estes números porque fazemos questão de ser um porto multipropósito. Pensamos estrategicamente no País, valorizando os terminais e priorizando o equilíbrio de forças entre a concorrência natural do mercado, que é muito competitivo. O fato é que 90% do comércio mundial se faz por navios.
 
Cabe à Autoridade Portuária de Santos melhorar a infraestrutura, e trabalhamos duro para isso. Teremos o maior investimento da história do Porto, com R$ 10 bilhões em recursos federais nos próximos cinco anos. Agradecemos ao Governo Federal, via Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
 
Se somarmos o aporte público aos investimentos privados, já previstos em contratos, chegaremos a R$ 21 bilhões nos próximos cinco anos. Isso significa 170 vezes mais do que foi investido nos últimos cinco anos no Porto de Santos.
 
Vamos melhorar o acesso na região da Alemoa, fazendo dois viadutos, adequando o viário, até para que aquele trecho tão disputado possa receber mais cargas, tanto de contêineres, como de projetos e outras.
 
Concluiremos a Perimetral da Margem Esquerda, em respeito aos caminhoneiros. Estamos fazendo a dragagem dos berços de atracação, a dragagem de manutenção do calado de 15 metros e já preparamos o aprofundamento do canal para 16 e, depois, para 17 metros, com uma concessão de até 30 anos, para dar previsibilidade ao privado que assumir o serviço.
 
Tomamos todas as providências para viabilizar o túnel Santos-Guarujá, que vai unir as duas margens do Porto, numa travessia de menos de dois minutos. Firmamos uma parceria entre os governos Federal e do Estado, as duas prefeituras e, mais importante, da comunidade regional, para tirar do papel uma obra única para o Brasil.
 
Entregamos a primeira parte do Parque Valongo e partimos para a realização da segunda, que, juntas, vão somar 30 mil metros quadrados de inédito espaço de visitação pública. Reabrimos o Museu do Porto e o diálogo constante com as cidades, sindicatos e operadores. É Porto-Cidades pra valer todos os dias, o ano inteiro.
 
Enfrentamos com trabalho as narrativas dos que insistem em dizer que o Porto de Santos está prestar a parar, que não comporta mais o mercado de contêineres e que o caos está próximo.
 
Temos, sim, grandes desafios. Os terminais promovem uma série de modernizações e infraestrutura, que vão permitir ampliar suas capacidades no setor de contêineres. Assim, sem contarmos a implantação de novos terminais e adensamentos, a expectativa é que a capacidade atinja 7,5 milhões de TEU até 2030, o que nos garante atender a demanda projetada, no mínimo, até 2035.
 
Entretanto, para além dessas expectativas, diligentemente, a Autoridade Portuária atua para ampliar a capacidade acima da demanda. Além dos terminais já existentes na poligonal e com os adensamentos de áreas aos terminais da Santos Brasil e BTP, superando o cenário originalmente previsto no PDZ (que é de 8,3 milhões de TEU/ano), o Porto alcançará 9 milhões de TEU de capacidade em 2040. Ou seja, o Porto de Santos chegará em 2040 com capacidade acima da demanda.
 
Os números provam nossa capacidade, por exemplo, no embarque de café, setor que cresce 30% ao mês, chegando a 1 bilhão de toneladas em junho. Agradecemos o apoio da comunidade portuária e em especial da equipe de colaboradores da Autoridade Portuária de Santos. E vamos em frente porque o Porto de Santos não para!
 
Vamos melhorar o acesso na região da Alemoa, fazendo dois viadutos, adequando o viário, até para que aquele trecho possa receber mais cargas.
 
*Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS)
 

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