Novo projeto de terminal de passageiros anima Concais, que prevê novos operadores

Fonte: BE News

Transferência para a área do Valongo, na região central de Santos, foi debatida em sessão pública

A Autoridade Portuária de Santos (APS) promoveu na sexta-feira (14) a audiência pública para debater o projeto que prevê a transferência do terminal de passageiros do Porto de Santos, administrado pelo Concais, para a região do Valongo. Na visão da empresa, o novo local, que dispõe de uma área maior que a atual, tende a ser benéfico para recepção de passageiros e atratividade de novos armadores.

Esta foi a segunda sessão pública promovida pela APS. Na quinta-feira, a companhia reuniu autoridades e a população para apresentar os planos de expansão de novas áreas da poligonal do porto.

Seguindo o projeto, o investimento estimado do terminal de passageiros para a região do Valongo é de R$ 1,4 bilhão. A divisão do aporte ficaria dividido em R$ 662 milhões pelo Concais e R$ 748 milhões pela Autoridade Portuária. O projeto consiste que o futuro terminal tenha berços para receber três navios de cruzeiro simultaneamente.

Segundo Leandro Chiachio, diretor de Engenharia do Grupo ABA Infra, que representa o Concais, o terminal tem total interesse na transferência, pois vê o potencial para operação de mais armadores.

“Hoje temos duas companhias que operam em Santos, a Costa Cruzeiros e MSC. Entendemos que, com essa nova área, a gente tenha condições de atrair outros operadores. Acredito que a gente conseguiria aumentar para quatro empresas operando na temporada, com uma certa facilidade por conta dessas melhorias projetadas. A gente está bem ansioso para que tudo caminhe da forma mais rápida”, comentou o executivo.

Em sua apresentação na sessão pública, Chiachio pontuou que uma das preocupações com o cronograma é que ele não crie descontinuidade da qualidade das operações no atual espaço.

“Gostaríamos que esse assunto acontecesse de forma célere. Então, precisamos primeiro definir o contorno, a acomodação da empresa, de uma forma que todos sejam beneficiados. Esperamos que dentro de quatro anos tenhamos condições de operar ou então de condições próximas de iniciar as operações”, analisou o executivo.

Incentivo ao turismo

A transferência do terminal para a área do Valongo é uma das propostas tanto da APS, quanto da Prefeitura de Santos, para incentivar a indústria do turismo na cidade, bem como melhorar o receptivo aos turistas de cruzeiros. A ideia é fortalecer o comércio na região do centro histórico.

Na última temporada, que durou oito meses, entre 2023 e 2024, Santos movimentou mais de 1 milhão de turistas, com injeção direta de cerca de R$ 1 bilhão na economia do município.

“Santos é responsável por 60% dos embarques e desembarques de navios de cruzeiros no Brasil. Queremos oferecer a melhor experiência para turistas, que tenham um melhor receptivo. Entendemos que seja uma nova localização muito importante”, comentou Selley Storino, secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos.

O Concais já fez a apresentação do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental). Após a etapa das contribuições e sugestões, o documento será encaminhado para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

“O porto vai encaminhar (o estudo) para a Antaq, que tem por objetivo analisar quais os impactos nas operações portuárias. Na sequência, vamos precisar definir os números, quais os investimentos da empresa, e o quanto o porto poderá arcar. Estamos na fase documental formal: Antaq, Tribunal de Contas da União, para ter transparência e responsabilidade. Volta para cá, assinamos e criamos um cronograma em conjunto e implementamos a área”, disse Anderson Pomini, presidente da APS.

Após a finalização de duas audiências públicas na semana, Pomini destacou os projetos para o Porto.

“Qualquer dúvida que envolva diretamente o Porto de Santos, há necessidade de colher boas informações para que não se haja dúvidas do crescimento global do porto. Esse é um projeto dos mais modernos do mundo, a se comparar com a infraestrutura portuária de Miami. O Porto de Santos ficaria classificado dentre as melhores infraestrutura de turismo do mundo”, completou.