Jorge Lima pede urgência com nova Imigrantes e ZPE em Santos

Fonte: BE News

Secretário estadual revelou interesse de grupos alemães em projeto de recuperação do Polo de Cubatão

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, apontou a necessidade de melhorias para alavancar a economia da região da Baixada Santista. Em sua fala durante a solenidade de abertura do Fórum Santos Export, principal fórum de debates sobre o Porto de Santos (SP), Lima defendeu a implantação de uma ZPE e disse que o Governo Estadual precisa resolver a questão de acessos, principalmente a nova pista da Rodovia dos Imigrantes.

O secretário destacou ser um defensor da implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Baixada Santista, para otimizar ainda mais o desenvolvimento da economia, pensando no cais santista.

“Tem um projeto bem avançado sobre a ZPE, grande notícia. Uma ZPE em Santos muda o status quo do desenvolvimento econômico da região”, comentou.

De acordo com o secretário, está previsto para o segundo semestre do ano o projeto de recuperação do polo industrial de Cubatão. Estamos fechando conversas com grupos alemães. Em setembro espero vir com boas notícias”, adiantou Jorge Lima.

O secretário comentou que o Governo precisa ser ágil em solucionar a questão dos acessos ao Porto de Santos, em especial ao projeto de implantação da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes.

“Os acessos, de fato, são um problema. Talvez tenha sido visto há muito mais tempo. Existe preocupação do governador Tarcísio (de Freitas) em avançar com projetos de curto, médio e longo prazo. Tem que sair do papel”, disse. Segundo Lima, é preciso acelerar a solução para o Sistema Anchieta-Imigrantes.

“Não podemos iludir que estamos falando de 2 ou 3 anos de projeto executivo, e mais 7 de construção da obra. Estamos falando de dez anos. Não estaremos no governo para entregar, mas isso não importa”, enfatizou.

Homenagem

Ao final da solenidade de abertura do Fórum Santos Export, o Grupo Brasil Export realizou a entrega de uma placa em homenagem ao secretário Jorge Lima, pela bem-sucedida trajetória empresarial, e pelos serviços prestados à sociedade nas funções públicas que vem exercendo com excelência, em especial à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, na qual ajudou a bater o recorde de abertura de empresas em 2023 e a captar a mais de R$ 250 bilhões com a iniciativa privada que serão investidos até 2026.

A placa foi entregue pelo CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, pelo presidente do Conselho do Santos Export, Ricardo Molitzas, e pelo presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos.