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Prefeitura propõe mudanças no projeto do túnel Santos-Guarujá

Fonte: A Tribuna On-line
 
Ideia foi apresentada em rodada de audiências públicas
 
A Prefeitura de Guarujá propõe a inclusão de um complexo viário retroportuário no projeto do túnel Santos-Guarujá. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (18), durante a segunda audiência pública sobre a ligação seca, no Teatro Municipal Procópio Ferreira. O Município quer estender a embocadura da ligação seca até a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e fazer um anel viário conectado à Rodovia Cônego Domenico Rangoni, para acesso aos terminais retroportuários.
 
A secretária de Planejamento Estratégico de Guarujá, Polliana Iamonti, disse que, diante da preocupação sobre os impactos no trânsito da cidade, em especial, no Distrito de Vicente de Carvalho, a pasta desenvolveu o projeto do complexo viário retroportuário. “Elaboramos uma proposta em que todas as premissas de mobilidade urbana estivessem assistidas. Transitam entre 4 mil e 4,5 mil caminhões por dia naquela região”.
 
A diretora econômico-financeira da Companhia Paulista de Parcerias, Raquel Carneiro, disse que a proposta está sendo avaliada. “O governador Tarcísio de Freitas e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, já conversaram sobre a conexão com a Cônego e sobre o anel de cargas, que serão incluídos nos estudos, com a ajuda da Autoridade Portuária de Santos (APS)”.
 
Em relação à instalação de uma estação de embarque e desembarque do Veículo Leve sobre Trilhos no Aeroporto Civil Metropolitano, prevista no projeto de Guarujá, Raquel disse que o equipamento “está segregado do túnel, mas será incluído no Programa do VLT”.
 
A proposta da Prefeitura também prevê a conexão do complexo viário com as futuras terceiras pistas da Via Anchieta e da Rodovia dos Imigrantes, cujos projetos estão em estudos.
 
O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), ressaltou que a Cidade que convive com a atividade portuária, com um retroporto que está crescendo e que tem uma capacidade de ampliação de 4 milhões de metros quadrados.
 
O presidente da APS, Anderson Pomini, pontuou sobre os investimentos de mais de R$ 2 bilhões em Guarujá, sendo R$ 600 milhões na retomada da segunda faseda Avenida Perimetral (são três quilômetros de obra).
 
A proposta
 
O projeto do túnel imerso Santos-Guarujá será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 5,96 bilhões e contrato de 30 anos. Os recursos públicos, divididos igualmente entre o Governo do Estado e a União.
 
A ligação seca deve ter extensão de 1,5 km, sendo 860 metros de traçado pelo mar, entre as duas margens. Os módulos do túnel serão montados em uma doca seca a ser construída e instalados no canal do Porto de Santos.
 
O futuro concessionário será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de automóveis, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres.
 

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