Artigos e Entrevistas

Relação Porto-Cidade: O Coração de Santos

Fonte: Diário do Litoral / Bruno Orlandi*

É impossível dissociar a história que une a cidade ao Porto de Santos. As atividades portuárias moldaram não apenas nossa economia, mas também nossa identidade cultural e social. O Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul, carrega consigo séculos de trocas comerciais, conexões culturais e desenvolvimento urbano.

As cidades portuárias são verdadeiros elos entre nações, onde os portos não apenas facilitam o comércio internacional, mas também moldam o tecido social, econômico e cultural dessas localidades. A relação entre porto e cidade é intrínseca, remontando aos primórdios da civilização, quando as primeiras cidades surgiram ao redor de importantes portos comerciais.

Ao longo dos anos, testemunhamos o crescimento exponencial de Santos, em grande parte impulsionado pelo dinamismo do porto. No entanto, é crucial reconhecer que a instalação e operação de portos marítimos em áreas urbanas não estão isentas de desafios. Enquanto esses empreendimentos impulsionam o adensamento populacional, geram empregos e valorizam o espaço urbano, também podem acarretar uma série de impactos regionais. Diante desses desafios, é essencial adotar uma abordagem cautelosa e preventiva, buscando mitigar seus possíveis impactos ambientais por meio de legislação municipal, estadual e federal.

Reconhecer que a necessidade de garantir uma relação harmoniosa entre o porto e a cidade vai além de questões econômicas; envolve também preocupações ambientais, sociais e culturais. Por isso, é importante buscar uma integração mais profunda no planejamento urbano e portuário, visando beneficiar não apenas o porto e a cidade, mas também toda a população.

Por muito tempo disseram que o Porto de Santos vivia de costas para a cidade e vice-versa. Hoje não é mais assim. A conscientização sobre os impactos sociais e ambientais das atividades portuárias tem crescido, levando a um maior engajamento da comunidade e das autoridades locais na busca por soluções sustentáveis. O Porto de Santos tem se esforçado para estabelecer uma relação mais próxima com as comunidades do entorno, promovendo iniciativas educativas e projetos de desenvolvimento comunitário.

Nesse sentido, é fundamental que cada vez mais pessoas conheçam e compreendam o papel desempenhado pelo porto, as atividades portuárias e sua relevância para a comunidade. Investir na educação dos nossos jovens, incluindo a implementação da educação portuária nas escolas, é uma forma de preparar as futuras gerações para valorizar e preservar nossa rica herança marítima.

Uma iniciativa recente da Prefeitura de Santos destaca a importância de aproximar o porto da cidade por meio da educação. O Projeto Porto à Vista, que tive a oportunidade de acompanhar de perto e participar de sua assinatura enquanto ainda estava à frente da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, visa introduzir a educação portuária nas escolas municipais, com apoio e supervisão de técnicos da área. Ao educar nossos jovens sobre o papel vital do porto em nossa comunidade, estamos investindo no desenvolvimento de uma geração mais consciente e engajada, preparada para contribuir positivamente para o futuro de nossa cidade.

Por isso, a relação Porto-Cidade deve ser contínua e dinâmica, adaptando-se às necessidades e desafios em constante evolução. Devemos continuar trabalhando juntos, com diálogo e colaboração, rumo a um futuro onde o Porto e a Cidade de Santos caminhem de mãos dadas e sejam verdadeiros parceiros no progresso e na prosperidade de todos os santistas.

*Bruno Orlandi é advogado, professor universitário, vereador e ex-Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos