Notícias

Rumo anuncia acordo para novo terminal no Porto de Santos

Fonte: BE News
 
Com investimento previsto de R$ 2,5 bilhões, equipamento será focado na movimentação de grãos e fertilizantes
 
A operadora ferroviária Rumo firmou um acordo com a Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) — parte da DP World Group — para estabelecer um novo terminal no Porto de Santos (SP), focado na movimentação de grãos e fertilizantes. O acordo, divulgado na segunda-feira (25), prevê a construção do terminal na margem esquerda do canal do porto, fora da área pública.
 
Com uma capacidade para movimentar até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes, o terminal operará por 30 anos. De acordo com a Rumo, a DP World ficará encarregada das operações e dos serviços portuários, cedendo parte de sua área autorizada para o novo empreendimento.
 
O investimento total estimado para a construção é de R$ 2,5 bilhões, a serem financiados por empréstimos, com potenciais parcerias estratégicas durante a implementação do projeto. A construção está sujeita a condições usuais, como licenciamento e aprovações regulatórias, com um prazo estimado de 30 meses após o cumprimento de todas as etapas prévias.
 
A empresa destacou que esse investimento, combinado com melhorias no sistema ferroviário e a expansão da Rumo no Mato Grosso, proporcionará ao mercado uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro.
 
“A oferta de capacidade adicional desse novo terminal reforça o protagonismo do Porto de Santos como o principal corredor logístico para a movimentação de commodities agrícolas”, disse a Rumo no fato relevante enviado aos investidores.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar