Notícias

GLO no Porto de Santos: quase 10 mil veículos e embarcações foram abordados

Fonte: A Tribuna On-line
 
Marinha divulgou balanço desde novembro; armas, munições e drogas foram apreendidas
 
Em quase cinco meses atuando no Porto de Santos pela da Operação Lais de Guia, que ocorre no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), decretada pelo Governo Federal em novembro do ano passado, os dois mil militares da Marinha apreenderam, até ontem, 93 quilos de drogas, três armas e munições, além de oito veículos e maquinários.
 
Durante o período, foram feitas 9.540 abordagens (7.445 veículos e 2.095 embarcações). As inspeções e revistas não se limitaram a embarcações, contêineres e cargas, estendendo-se também a tripulantes, passageiros e, até mesmo, a funcionários do Porto de Santos. Até ontem, 5.973 pessoas (4.543 passageiros e 1.430 funcionários) foram revistadas, e mais de 4,5 mil bagagens inspecionadas.
 
A GLO está prevista para durar até 3 de maio deste ano, conforme o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 
O pente-fino dos militares da Marinha também inclui embarcações atracadas no Porto ou fundeadas na barra, em mar aberto. Já foram inspecionados cascos, contêineres e cargas de 131 navios. A atuação de mergulhadores da Marinha, diz a instituição, tem sido fundamental para evitar uma crescente modalidade de tráfico de drogas e armas: o acoplamento desses ilícitos nos cascos dos navios que rumam para águas internacionais. Os militares fazem mais de uma ação de mergulho por dia.
 
Segundo o comandante do 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais - Batalhão Humaitá, Carlos Eduardo Gonçalves da Silva Maia, o decreto da GLO fala claramente de dois tipos de medidas: preventivas e repressivas.
 
“As preventivas se dão pela presença constante da Marinha do Brasil na área perimetral do porto organizado, com fuzileiros navais agindo em uma área adjacente, efetivamente no Porto, patrulhando, montando postos de controle de trânsito e revistando pessoas e veículos, conduzindo ainda inspeções em navios que são alvos de interesse, levantados pelo Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz)”, completou.
 
Na região
 
Não somente no Porto de Santos, mas no litoral paulista como um todo, mais de 100 operações foram realizadas em parceria com outros agentes de segurança pública e fiscalização.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar