Artigos e Entrevistas

Quando a viagem é tão importante quanto o destino

Fonte: A Tribuna On-line / Marco Ferraz*
 
Mais longos e com paradas, esses cruzeiros (de travessia) possibilitam ao viajante conhecer destinos em vários países
 
Ainda faltam dois meses para o fim da temporada brasileira de cruzeiros 2023/2024, mas já temos navios se preparando para as viagens transatlânticas, e a primeira começa neste fim de semana. Do fim do verão ao meio do outono no Hemisfério Sul, a maioria dos navios que participam da temporada no Brasil e América do Sul retornam à Europa. E este é o momento dos cruzeiros de travessia.
 
Mais longos e com diversas paradas pelo caminho, esses cruzeiros possibilitam ao viajante conhecer destinos em vários países. Aqui, os dias de navegação são a oportunidade perfeita para desfrutar das comodidades do navio e das atividades realizadas a bordo, sem pressa nem preocupações.
 
Ao longo dos anos, os cruzeiros de travessia mudaram e evoluíram muito. A alta tecnologia das embarcações e o investimento em entretenimento de qualidade a bordo só ampliam o prazer de estar em alto-mar, já proporcionado pela natureza da exuberante vista do navio.
 
No século passado, esses mesmos cruzeiros representavam uma jornada emocionante, para muitos brasileiros que desejavam explorar o território europeu, que durava cerca de 60 dias, contando com as viagens de navio, ida e volta, mais um grande período de férias na Europa. Até os carros particulares podiam ser levados. No percurso, os passageiros aproveitavam o luxo e o conforto dos navios transatlânticos, que eram verdadeiras obras-primas da época.
 
Naquele período, famílias inteiras se reuniam para embarcar em roteiros muito desejados e planejados, já que o período longe do trabalho ou de outras funções era longo. Hoje, essa modalidade de viagem está muito mais acessível por conta do trabalho híbrido e das agendas mais flexíveis, além do fato de que o público está mais diversificado, abrangendo desde grupos familiares ou de amigos até os que desejam fazer uma viagem romântica a dois, ou até os que se aventuram sozinhos com o intuito de fazer, ou não, conexões a bordo.
 
Atualmente, esses mesmos percursos duram, em média, 18 dias. Algumas companhias permitem embarque e desembarque em diferentes portos – tanto no Brasil como na Europa. Dessa forma, o viajante pode adaptar seu cruzeiro à duração que desejar, desembarcando onde mais lhe agrada.
 
Quer saber os motivos pelos quais você pode considerar fazer uma travessia? Veja a seguir.
 
Excelente custo x benefício - além dos preços atrativos, elas também incluem hospedagem, todas as refeições e entretenimento a bordo, sem falar do próprio transporte que é super confortável e agradável.
 
Experiência única - um cruzeiro de travessia oferece uma experiência totalmente diferente de qualquer outra forma de viagem. Navegar pelos oceanos, sem terra à vista, por vários dias, proporciona uma sensação de liberdade e conexão com o mundo natural que é incomparável, mexendo com todas as nossas sensações.
 
Explorando novos destinos e culturas - os cruzeiros de travessia oferecem a oportunidade de explorar muitos destinos ao longo do caminho. De porto em porto, os viajantes têm a chance de descobrir novas culturas, gastronomias e paisagens.
 
Tempo para relaxar e recarregar energias - um dos diferenciais dessa modalidade é o tempo dedicado ao relaxamento. Os cruzeiristas têm a chance de se desconectar, desfrutar das comodidades a bordo e se envolver em atividades que normalmente não têm tempo para explorar. Desde spas até aulas de culinária e entretenimento de alto nível, sempre haverá algo para todos os gostos.
 
Por fim, os cruzeiros de travessia oferecem uma experiência transformadora. Com uma combinação de aventura, relaxamento e descoberta, eles são uma ótima maneira de explorar o mundo e criar memórias que durarão para sempre.
 
*Marco Ferraz, Presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil)
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar