Notícias

Ministros planejam melhoras no escoamento da safra de grãos

Fonte: A Tribuna On-line
 
Titulares das pasta de Portos e Aeroportos, Transportes e Agricultura e Pecuária pretendem visitar o Porto de Santos
 
As exportações de soja e milho totalizaram 157,8 milhões de toneladas em 2023 no País, um aumento de 29,4% sobre o volume embarcado no ano anterior, de 121,9 milhões de toneladas. Para facilitar o escoamento da safra de grãos 2023/2024, os ministros de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, apresentaram um plano de ações prioritárias, na sede do Ministério dos Transportes, nesta terça-feira (6), em Brasília, e confirmaram visita ao Porto de Santos, que respondeu por 30% dessas commodities exportadas no ano passado, ainda em fevereiro.
 
Segundo o MPor, os investimentos públicos em rodovias e ferrovias estão destinados aos corredores logísticos dos chamados Arco Norte e Arco Sul/Sudeste, e incluem diversas obras estruturantes, ações de manutenção e outras medidas para aumentar a segurança e a fluidez nas rotas de distribuição de grãos nos mercados interno e externo. A previsão de investimentos privados, por meio de concessões, e as obras estruturantes contempladas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também estão no plano.
 
No balanço apresentado, Santos lidera a lista dos 10 principais portos que escoaram soja e milho em 2023, somando 48,32 milhões de toneladas, sendo 29,85 milhões/t de soja e 18,47 milhões/t de milho.
 
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, disse que o Porto de Santos está empenhado em ampliar a capacidade de recepção de grãos. “A APS tem recebido apoio do ministro de Portos e Aeroportos para a melhoria das perimetrais, já iniciou o processo de construção do túnel Santos-Guarujá, a pera ferroviária já está com sua implantação em início, entre outras obras”.
 
Pomini destacou que “é preciso também viabilizar a terceira rodovia entre o Planalto e a Baixada Santista para manter o Porto como principal opção para o exportador brasileiro”.
 
A APS informou que dos 55 terminais do complexo portuário, 16 movimentam granéis vegetais sólidos. Em 2023, as principais cargas deste segmento — soja em grão e farelo, açúcar e milho — alcançaram cerca de 84,6 milhões de toneladas.
 
Conforme a gestora do Cais santista, os produtos utilizam as mesmas instalações de recepção, armazenagem e embarque.
 
APS citou também as expansões “do Terminal Exportador de Santos (TES), cujo leilão ocorreu em 2015, e que quase dobrou a movimentação, de 2,3 milhões de toneladas em 2018 para 4,5 milhões em 2022, e do terminal da Cofco International, leiloado em 2022 e que será o maior terminal de grãos do Porto quando estiver em plena capacidade”.
 
Confirmado
 
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou que virá ao Porto de Santos ainda neste mês, acompanhado dos colegas Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Renan Filho, dos Transportes. “Procuro estar sempre ao lado do ministro Renan, trazendo os gargalos do setor, da mesma forma que com o ministro Silvinho. Nos próximos dias, ainda em fevereiro, faremos uma visita ao Porto de Santos, iremos juntos para ver as dificuldades”, afirmou.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar