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Atraso de navios no Porto de Santos bate recorde em janeiro, diz boletim

Fonte: Notícias Agrícolas / Cecafé
 
Esse é o maior índice registrado pelo Boletim Detention Zero, elaborado pela ElloX Digital em parceria com o Cecafé; aberturas de gates também seguem com tempo reduzido
 
Além de todo o contexto dos conflitos globais, que impactam o fluxo do comércio mundial, os exportadores brasileiros de café seguem enfrentando gargalos logísticos internos, os quais geram ainda mais dificuldades para a realização do embarque de suas cargas.
 
Conforme o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup de tecnologia no segmento logístico ElloX Digital, em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o índice de alteração de escalas e atrasos de navios no Porto de Santos alcançou 85% em janeiro de 2024, o maior percentual registrado até então, agravando o já crítico cenário, que havia aferido seus maiores percentuais nos três últimos meses de 2023: 76% em outubro e dezembro e 81% em novembro.
 
“Tais problemas estão resultando em adiamentos regulares de embarques e pátios abarrotados de contêineres nos terminais portuários, que estão com dificuldades para receber cargas devido a limitações físicas de espaço do terminal”, revela o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron.

 
Conforme o Boletim DTZ, também permanecem os problemas relativos à abertura de portão no terminal. No mês passado, apenas 13% dos procedimentos de embarque tiveram prazo superior a quatro dias de gate aberto por navios. Outros 54% possuíram entre três e quatro dias e 19% tiveram menos de dois dias de período de gate aberto.

 
O fundador e CEO da Ellox Digital, Lucas Moreno, pondera, contudo, que, em relação ao tempo de gate aberto, os terminais têm alterado o deadline, mas mantido a data de abertura estática, gerando um aumento artificial do prazo. “Isso desvirtua a realidade uma vez que notamos, nos terminais e transportadores, que eles não possuíam janelas para entrega nesses períodos e, assim, postergaram o deadline”, observa.
 
Moreno anota que, diante desse cenário, a ElloX está trabalhando para aprimorar o Boletim DTZ, fazendo o cruzamento de informações dos armadores operados por cada navio, bem como os serviços dessas empresas, com o objetivo de trazer informações mais consistentes.
 
Heron completa que esse trabalho é essencial, pois os atrasos e o pouco tempo de abertura de gate impactam diretamente o planejamento de embarques das empresas e geram custos adicionais aos exportadores, “já que seguem enfrentando esses entraves para cumprir os prazos e honrar seus compromissos”.
 
Desde o início da parceria, em agosto de 2023, a ElloX recebeu, dos associados do Cecafé, 10 solicitações de cadastro e 44 solicitações de evidências para cobranças indevidas de US$ 56 mil, sendo que, até o momento, aproximadamente US$ 3 mil já foram devidamente cancelados como resultado desse trabalho.
 

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