Artigos e Entrevistas

Parceria pela ligação Santos-Guarujá

Fonte: A Tribuna On-line / Paulo Alexandre Barbosa*

Na última sexta-feira (2), comemoramos o aniversário de 132 anos do Porto de Santos, o maior e mais importante do Brasil e da América Latina. No evento, recebemos autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre outros. O encontro simboliza não só a importância da política logística responsável, como o alinhamento das diferentes esferas do poder em prol do bem do Brasil, da economia e do povo. Recentemente, conquistamos por meio do diálogo e da racionalidade uma sintonia em voz uníssona para a construção da importante obra do túnel submerso que conectará Santos e Guarujá, uma obra histórica, com enorme potencial para a geração de emprego e riqueza para os brasileiros.

Em um primeiro momento, o Governo Federal havia decidido, erroneamente, que não haveria participação do Estado na obra, mesmo já havendo comum acordo de que o serviço estaria dentro dos planos orçamentários do governo por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Estado. Considerar a realização desta obra sem a participação de São Paulo é algo completamente impensável, visto a relevância e importância da participação dessa gestão no decorrer da obra. Diante disso, propus e busquei o diálogo entre as partes. Com conversas, negociações e acordos, realizamos um belo trabalho para garantir que o povo do Litoral Paulista não precise, mais uma vez, afastar o sonho da construção do túnel em função de disputas políticas.

A participação do Estado se faz tão importante que é possível ver traços do trabalho realizado há mais de décadas, ultrapassando diferentes gestões e governos. Para exemplificar, o projeto executivo que será utilizado para a concretização da ligação seca foi criado durante a gestão de Geraldo Alckmin, nosso atual vice-presidente que, inclusive, também está engajado na causa há anos e participou das negociações para ajudar na busca de um consenso que pudesse garantir e viabilizar o túnel.

Para nós, da região, o túnel era uma promessa de 100 anos, nunca cumprida. Quando deputado estadual, em 2007, fui presidente da frente parlamentar na Alesp que discutiu e buscou dar celeridade e andamento para essa construção. Hoje, em 2024, continuo na luta incansável e constante pela concretização dessa obra, presidindo a Frente Parlamentar pela Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS) e também a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA). Os benefícios do túnel são incontáveis e podem garantir uma melhoria significativa na qualidade de vida de quem mora na região, dos trabalhadores que migram diariamente de uma cidade para outra e da logística que emprega e gera riqueza ao nosso País.

Estamos falando de um túnel relativamente pequeno, com 860 metros, sendo 761 imersos, que apesar do tamanho, oferece um impacto e conforto enorme à população. A travessia entre Santos e Guarujá poderá ser feita em apenas dois minutos, quando o trajeto de balsa comum nos dias de hoje leva de 15 a 60 minutos, quando não interrompido pelas intempéries causadas pela natureza. Uma conexão moderna que unirá as margens Direita e Esquerda do complexo portuário por onde passam 30% da balança comercial brasileira.

Com a obra entregue, poderemos vislumbrar a tão desejada ligação seca entre as margens do maior Porto da América Latina, agilizando o transporte dos mais de 20 mil veículos e 70 mil passageiros que fazem todos os dias a travessia Santos-Guarujá, considerada a maior do mundo em número de automóveis. Olhar para esses números é enxergar a urgência da obra e a importância dessa união de esforços, que está finalmente transformando esse conto em realidade, impactando real e diretamente a vida dos cerca de 2 milhões de moradores da Baixada Santista.

O dia 2 de fevereiro de 2024, portanto, foi um marco para o início da realização de um sonho popular intrínseco ao imaginário coletivo da população paulista, sobretudo dos santistas e guarujaenses. A cerminônia de anúncio do lançamento da ligação seca Santos-Guarujá, com a importante presença de autoridades e atores do setor, representa a boa vontade e boa política, no sentido de visar a melhoria, o avanço e o bem-estar da população e dos trabalhadores brasileiros.

Paulo Alexandre Barbosa é deputado federal (PSDB) e presidente das frentes parlamentares de Portos e Aeroportos