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132 anos, o Porto de Santos merece esta festa

Fonte: A Tribuna On-line / Anderson Pomini*
 
O Porto de Santos chega aos 132 anos, na próxima sexta-feira, com a certeza de estar cumprindo um papel essencial para o Brasil e, ao mesmo tempo, se preparando para ampliar sua capacidade e seguir com o permanente desafio de garantir a segurança alimentar do planeta. Entramos em 2024 com o recorde histórico de 173 milhões de toneladas movimentadas no ano passado. Estes números mostram que as populações da Ásia e da Europa, por exemplo, dependem do escoamento de granéis sólidos produzidos pelo agro brasileiro, via Porto de Santos, para se alimentar e manter seus rebanhos. O Brasil é hoje o celeiro do mundo.
 
Costumo lembrar que mais de 2 bilhões de pessoas necessitam do bom funcionamento do Porto de Santos para tomar seu café da manhã e fazer outras refeições. Açúcar, milho, soja, café, suco de laranja, entre outros produtos, têm no Porto de Santos seu principal meio de chegar a mais de 600 destinos em cerca de 200 países. Para continuarmos prestando este papel vital no Brasil e no mundo, a Autoridade Portuária de Santos (APS) tem investido na melhoria da infraestrutura. A meta é investir R$ 7 bilhões em várias obras e ações nos próximos anos. Renovamos o contrato de dragagem de manutenção dos 15 metros de calado no canal de navegação e realizamos estudos para aprofundar até os 17 metros.
 
Estes esforços nos permitem receber navios de 366 metros, que estão entre os maiores do mundo. Também investimos na dragagem dos berços de atracação e estudamos conceder serviços de dragagem por períodos mais longos, de forma a proporcionar maior previsibilidade aos nossos operadores portuários. Vamos concluir, com recursos do PAC, a Avenida Perimetral da Margem Esquerda. Da mesma forma, tomamos todas as providências para começar, em 2025, a obra do túnel Santos-Guarujá, sonhada há um século, com recursos federais e apoio total do presidente Lula e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O traçado do túnel é fruto do consenso com a comunidade regional após 20 reuniões e audiências abertas.
 
Estamos revisando a poligonal do Porto Organizado para ampliar as áreas de expansão, a exemplo do terminal privado no Largo Santa Rita, com capacidade para 16 novos berços. A Margem Esquerda, com o túnel e a Perimetral, terá grande expansão. A Margem Direita, em Santos, que já começou a receber melhorias no acesso da Alemoa, terá adensamentos pontuais em várias áreas, comportando mais contêineres e granéis líquidos. Diariamente recebemos novos investidores interessados no potencial do Porto de Santos.
 
Tudo acontece em total transparência, apoiada por um sistema interno exemplar de compliance, e a prática sistemática do diálogo. Entendimento como o que aconteceu com a Marimex, que nos ajudou a viabilizar a tão sonhada pera ferroviária, que, de imediato, vai permitir a chegada de mais 20 milhões de toneladas/ano com a logística perfeita dos trens. A meta da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) é chegar às 100 milhões de toneladas/ano com um investimento de R$ 1 bilhão nos 100 km de trilhos.
 
A Autoridade Portuária, em parceria com a Prefeitura de Santos, participa na implantação do Parque Valongo, que, ao final, transformará armazéns, antes abandonados, num projeto de lazer, turismo, cultura e formação, que será definitivo para o resgate do Centro Histórico Santista, em plena integração Porto-Cidade. A zeladoria também passou a ser prioridade no Porto de Santos, resultando na reabertura do Museu do Porto e no programa de visitação pelo canal. E vamos além nas ações ambientais, ao incentivarmos a produção de hidrogênio verde na Usina de Itatinga, em Bertioga. Afinal, o Porto de Santos é o único no mundo a ter sua própria usina hidrelétrica.
 
Mantemos diálogo aberto e constante com todas as categorias de trabalhadores, com os caminhoneiros, com os operadores portuários. Hoje, com o apoio de todos os funcionários da APS, podemos comemorar a manutenção da gestão pública do Porto de Santos e a delegação de competência que nos foi dada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, compartilhando nossa atuação com toda a comunidade portuária e a sociedade brasileira. O Porto de Santos merece esta festa!

*Anderson Pomini é advogado e presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS)
 

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