Artigos e Entrevistas

Sem medo de voar!

Fonte: A Tribuna On-line / Maxwell Rodrigues*

Tripulação portas em automático, preparar para a decolagem!

O Governo Federal confirmou Fabrizio Pierdomenico para o cargo de secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, pasta ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos. A indicação havia sido apresentada no começo de janeiro, mas somente agora foi chancelada.

Logo após a confirmação de Fabrizio à frente da pasta, recordei-me de certa ocasião em que eu e ele estávamos juntos em Florianópolis, em 2012 ou 2013 em visita técnica para um projeto portuário. Ao retornarmos para São Paulo, estávamos tomando o tradicional café no aeroporto antes do embarque. Lembro-me de olhar pela janela e ver um céu completamente preto, com aquele aspecto de que logo teríamos uma tempestade.

Fabrizio viu minha cara de temor e questionou se eu tinha medo de voar. Medo não, respondi. Tenho pavor! Automaticamente, Fabrizio me acalmou, dizendo que os aviões são seguros e que a “máquina” foi projetada para qualquer tipo de situação. Nosso papo girou em torno da tempestade, voo, turbulência e do momento do embarque. Fui aos poucos me acalmando e me tranquilizando com a situação. Ao pousarmos em São Paulo, Fabrizio olhou para o lado onde eu estava sentado e disse: viu, é seguro!

Aquele amigo que me acalmou na oportunidade está diante da decolagem de sua pasta, carregado de demandas, com um mercado instável e cheio de incertezas. Novas políticas, novas estratégias e a carência de investimentos em infraestrutura são carregados no porão desse avião. Fabrizio, como bom piloto, certamente irá checar todos os procedimentos de decolagem antes mesmo de colocar seu avião de frente para a pista. Check list é vital para bons pilotos. Lembramos que ainda falta formar uma boa equipe que estará a bordo.

Fabrizio sabe que, ao iniciar o processo de decolagem com velocidade entre 200 e 280 km/h, dificilmente será possível retornar. Melhor ser cauteloso e checar tudo ao invés de imprimir celeridade sem saber onde quer chegar. O novo secretario irá calcular e traçar sua rota antes de qualquer procedimento! Rota calculada e em breve o mercado ouvirá o speach do comandante dando boas-vindas com a previsão de tempo em rota - isso sempre acontece antes da decolagem ou pouso.

A previsão do tempo em rota é de muita turbulência, com necessidade de investimentos em infraestrutura pelo caminho, uma nova modelagem de administração dos serviços nos portos, interesses comerciais, interesses políticos, mercado internacional inquieto, dentre outras condições. O tempo de voo é de quase quatro anos com possibilidade de mais quatro.

Com habilidade de desviar das turbulências, muito possivelmente poderemos ter tempo bom em rota e fazer com que os passageiros dessa aeronave se sintam confiantes durante todo o voo. Está chegando a hora de afivelar cintos e passar pelos procedimentos de segurança para que Fabrizio possa decolar esse gigante chamado portos do Brasil.

Para nossa sorte, o novo secretario não tem medo de tempestade e de voar. Deve atingir uma boa altura, impulsionando nosso avião para que ele navegue em mares calmos. Boa sorte, comandante. Que a vontade de voar seja maior do que o medo de cair. Tripulação, portas em automático. Preparar para a decolagem!

*Maxwell Rodrigues, executivo e apresentador do Porto 360°