Artigos e Entrevistas

Portos e Aeroportos de volta à pauta

Fonte: A Tribuna - Tribuna Livre / Paulo Alexandre Barbosa*
 
A construção de portos é algo que acompanha a história do Brasil desde os primórdios. Foi por meio deles que os portugueses se instalaram e iniciaram o desenvolvimento comercial deste território. Muito tempo se passou, mas os portos seguem sendo protagonistas estratégicos no aumento da capacidade de exportação e importação, melhorando a balança comercial e a competitividade do país no mercado internacional.
 
A criação de novos aeroportos também é um importante vetor de desenvolvimento. Em comum, o fato que ambos promovem a intermodalidade, a geração de novos empregos e o fortalecimento do setor de logístico.
 
Nesta semana, instalaremos na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, que presidida por mim terá o objetivo de colocar na pauta do Legislativo os desafios e as problemáticas desses dois setores. Colocar o Brasil novamente na condição de protagonista no comércio exterior e democratizar o acesso ao transporte aéreo serão as agendas primordiais da Frente. Temos competência, espaço e produção suficientes para juntos alcançarmos estas metas.
 
Vamos priorizar sempre o debate democrático e ouvir todos os atores de ambos os modais. Nossa Frente exercerá um papel de extrema importância ao fazer com que parlamentares de todo o País possam conhecer os desafios e juntos tomem as melhores decisões para os trabalhadores, empresariado e para a sociedade em geral.
 
O meu compromisso é de promover um debate nacional nestes temas, mas obviamente sem esquecer das minhas origens. Temos em Santos o maior porto da América Latina, por onde escoa um terço do PIB do Brasil. Será, portanto, necessário aprofundar o diálogo, dar garantias aos trabalhadores e entender a realidade de todos para que aconteça da melhor forma.
 
Para sermos mais competitivos, é fundamental que aconteça a modernização do nosso porto, com obras importantes de infraestrutura como o túnel ligando Santos a Guarujá e a transferência do Terminal de Passageiros à região central da cidade. E para que tudo isso aconteça rapidamente, reforço o meu discurso em relação à necessidade de termos investimentos. Um trabalho direcionado que esteja de acordo com os anseios dos trabalhadores, dos empresários e, sobretudo, da sociedade.
 
De outro lado, no tema dos aeroportos, temas ainda um desafio importante em nossa região. Já conseguimos um avanço concreto que foi a autorização da Anac para o início das obras do aeroporto do Guarujá e a licitação que vai permitir que o aeroporto funcione. O Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista vai trazer mais desenvolvimento e impulsionará as áreas comerciais e residenciais das cidades locais.
 
Há, ainda, a questão do Aeroporto de Itanhaém, que precisa ser potencializado, pois é um importante projeto para o Litoral Sul, e o Aeroportos de Registro, que é fundamental para o desenvolvimento da Região do Vale do Ribeira, a região mais pobre do estado mais rico do Brasil.
 
Contem com minha voz, minha atuação, minha articulação no Congresso Nacional e interlocução em prol de todas essas causas que são de Santos, de São Paulo e do Brasil.
 
*Paulo Alexandre Barbosa, deputado federal, presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e ex-prefeito de Santos
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar