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Automatizar é preciso

Fonte: A Tribuna On-line / Ricardo Pupo Larguesa*
 
Automação dos terminais portuários tem sido tendência importante
 
O livro Navegar é Preciso, de Fernando Pessoa, é considerado uma obra importante da literatura portuguesa e reflete a diversidade e complexidade do trabalho deste escritor tão influente. Por meio de seus textos, Pessoa explora temas como a identidade nacional, a espiritualidade e a natureza humana, em uma linguagem poética e filosófica que cativa seus leitores.
 
O título do livro faz referência ao famoso verso do poema Mar Português, também de autoria de Pessoa: "Navegar é preciso, viver não é preciso". Este verso é frequentemente citado em contextos diversos, como uma metáfora para a vida e as dificuldades que enfrentamos ao longo do caminho.
 
"Navegar é preciso, viver não é preciso" é um verso que remonta aos tempos antigos e tem sido interpretado de muitas maneiras ao longo dos séculos. Hoje, podemos associar esse verso à evolução da tecnologia marítima de cargas, especialmente à tendência crescente de automação nos terminais portuários. De fato, podemos dizer que "automatizar é preciso, trabalhar não é preciso" é uma afirmação cada vez mais verdadeira no mundo da logística de cargas.
 
Nos últimos anos, a automação dos terminais portuários tem sido uma tendência importante na evolução da tecnologia marítima de cargas. Com a automação, os navios podem ser carregados e descarregados com mais rapidez e eficiência, permitindo que as empresas reduzam os custos de operação e aumentem a capacidade de transporte. Embora ainda não haja terminais completamente automatizados no Brasil, há projetos em andamento para introduzir sistemas semiautomatizados nos principais portos do país.
 
Mas a automação não se limita apenas aos terminais portuários. Hoje em dia, as empresas de transporte marítimo estão investindo em tecnologias de automação para melhorar a eficiência de toda a cadeia logística. Isso inclui o uso de sistemas automatizados para rastreamento de carga, gerenciamento de estoque, planejamento de rotas e muito mais. Com esses sistemas, as empresas podem obter informações em tempo real sobre o status da carga, as condições climáticas e outros fatores importantes que afetam a operação.
 
Além disso, a automação pode tornar o transporte marítimo mais seguro e sustentável. Com a redução do tempo de espera nos portos e o uso mais eficiente de combustível, as empresas de transporte marítimo têm a oportunidade de reduzir significativamente as emissões de CO2 e outros gases poluentes. Isso é especialmente importante em um momento em que a sustentabilidade é uma preocupação crescente em todo o mundo.
 
Em resumo, arriscar vidas não é preciso, desperdiçar não é preciso, atrasar não é preciso, avariar não é preciso, falhar não é preciso… Mas automatizar é preciso.
 
*Ricardo Pupo Larguesa, engenheiro de computação, sócio-fundador da T2S, professor e pesquisador na Fatec Rubens Lara
 

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