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Eficiência e eficácia. Você sabe a diferença?

Fonte: A Tribuna On-line / Hudson Carvalho*
 
Parece apenas um jogo de palavras, mas são conceitos bastante diferentes
 
Se observarmos o dia a dia de uma empresa moderna, vamos concluir que poucas coisas são tão ruins quanto fazer muito bem o que não precisa ser feito. A sensação é de frustração, não é? Se você tem esse sentimento, é provável que você e sua organização, estejam confundindo eficiência com eficácia. São palavras parecidas, mas não são sinônimos. Vamos ver as definições, a partir do conceito do sábio Peter Drucker:
 
Eficiência é fazer certo o que deve ser feito, fazer bem feito, aquilo que se sabe - previamente - ser importante para os resultados de uma empresa. Eficácia é fazer as coisas certas, aquelas que vão, de verdade impactar positivamente os rumos da organização.
 
Parece apenas um jogo de palavras, mas são conceitos bastante diferentes. Os operadores portuários e os portos brasileiros, em consequência, com sua história mais do que centenária e funcionando em ambiente altamente regulado, sofrem mais do que outros tipos de negócios quando não conseguem diferenciar os dois conceitos. Pode significar a diferença entre a vida e a morte de um bom projeto.
 
Aliás, falando em história, se você voltar ao início da Revolução Industrial, verá que os conceitos de eficiência e eficácia já existiam, embora de forma simples e próximos. O artesão, ao fabricar pessoalmente seus próprios produtos, sabia escolher os produtos que deveriam ser feitos e também construí-los da melhor forma. Era eficiente e eficaz.
 
Foi apenas no início do século 21, já em pleno andamento da Revolução Industrial, que houve a introdução do conceito de organização do trabalho em tarefas separadas e sequenciais, realizadas por pessoas especializadas em cada atividade (por dois estudiosos chamados Frederick Taylor e Henri Fayol). A partir daí, começou a fazer sentido separar as atividades administrativas e de gestão daquelas chamadas operacionais. Daí para as “estratégicas”, foi um pulo.
 
Conceitos importantes, porém, distintos. Vamos “desembaralhar” olhando exemplos, com perguntas e respostas:
 
De que tipo de processos estamos falando?
 
Eficiência: os operacionais.
 
Eficácia: os estratégicos.
 
Normalmente quem é responsável?
 
Eficiência: ajudantes, técnicos, auxiliares, assistentes, analistas.
 
Eficácia: gestores em todos os níveis.
 
Quais as competências importantes para o profissional que executa?
 
Eficiência: compromisso, concentração, pontualidade, respeito a regras, criatividade.
 
Eficácia: planejamento, proatividade, produtividade, liderança.
 
O que é importante para dar certo?
 
Eficiência: saber fazer. Perfeição na execução de cada tarefa.
 
Eficácia: planejar os recursos disponíveis para que se trabalhe sobre os objetivos estratégicos da organização.
 
Como posso me tornar mais eficiente ou eficaz?
 
Eficiência: com treinamentos relacionados às tarefas sob minha responsabilidade.
 
Eficácia: permanecendo atento aos objetivos da empresa e questionando quando não estiverem claros. Esclarecendo sua equipe, se for gestor.
 
Que resultados esperar se eu for eficiente ou eficaz?
 
Eficiência: redução nos custos, no tempo. Melhoria na qualidade e na segurança.
 
Eficácia: cumprir as metas estratégicas estabelecidas pela empresa.
 
Duas últimas observações: é possível ser eficaz sem ser eficiente e vice-versa. Eficiência e eficácia, juntas, são condições absolutamente necessárias para que as empresas tenham produtividade e sejam competitivas. Xiiiii, mais palavras parecidas!!! Melhor parar por aqui.
 
*Hudson Carvalho, especialista em Gestão de Pessoas e em Estratégia Organizacional
 

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