Artigos e Entrevistas

Vou de Túnel: Dois anos

Fonte: A Tribuna / Eduardo Lustoza*

A ligação seca entre Santos e Guarujá já é um pleito centenário da Baixada Santista. Durante décadas, a definição sobre a melhor alternativa esbarra em entraves políticos que impossibilitam sua viabilização e a consequente melhoria da qualidade de urbana e o incremento dos negócios no Porto deSantos, o maior da América Latina e um dos maiores ativos da economia nacional.

Há dois anos, uma iniciativa de empresários, associações de classe e da sociedade mudou esse cenário de letargia sobre o tema. Em julho de 2020, foi lançada a Campanha Vou de Túnel, que defende o projeto do túnel imerso como a única alternativa viável para a ligação seca.

Ao completar dois anos de atuação, com uma abordagem rigorosamente técnica, o movimento ampliou e elevou o nível do debate sobre a importância da obra e foi um dos responsáveis pelo avanço significativo do projeto do túnel, que ganhou força ao ponto de estar, finalmente, apto a sair do papel e solucionar esse gargalo histórico da região.

O Governo Federal reconheceu que o túnel é a única opção viável e que apresenta os melhores resultados do ponto de vista técnico, ambiental, de mobilidade urbana e acessibilidade. Além de garantir a segurança na travessia, os números atestam o seu impacto positivo para a sociedade. A via atenderá 40 mil pessoas por dia e o trajeto será feito em menos de cinco minutos, o que representa um avanço para a mobilidade. Com uma distância de 854 metros imersos entre margens e localização estratégica, a obra é também a opção mais econômica.

Na audiência pública sobre a desestatização do Porto de Santos, em fevereiro, o Ministério da Infraestrutura chancelou a inclusão do túnel no processo. O concessionário que vencer o leilão será responsável pela obra. No fim do ano passado, o Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia aprovou a qualificação do projeto a ser ofertado à iniciativa privada de forma prioritária. Além disso, a Santos Port Authority garantiu que o túnel será viabilizado independentemente da desestatização do Porto de Santos, como uma concessão à parte.

Nos últimos dois anos, a campanha contou também com apoio do Poder Legislativo. Nove Câmaras Municipais da região assinaram moções de apoio ao projeto. A União dos Vereadores da Baixada Santista faz parte da campanha e contribuiu decisivamente para sua ascensão e resultados, inclusive com a parceria na realização do 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana.

Atualmente, movimento conta com apoio de mais de 130 empresas e associações de classe diferentes segmentos econômicos. Além da mobilização de empresas do setor portuário, associações de classe, universidades, sindicatos e empresas do comércio, cerca de 14 mil pessoas assinaram a petição online em prol do projeto.

Neste aniversário, o Vou de Túnel segue em frente e lança o slogan “O túnel é da Baixada”. Desde o início da mobilização, o objetivo central foi a melhoria da mobilidade urbana na região e o aumento na qualidade de vida da população dos municípios envolvidos. Tudo isso, aliado ao incremento da operação portuária e a preocupação com a relação Porto-Cidade. Apenas o projeto túnel imerso reúne os atributos técnicos para ligar todas essas pontas e promover uma grande transformação social e econômica na Baixada Santista.

*Eduardo Lustoza, consultor portuário e porta-voz da Campanha Vou de Túnel