Artigos e Entrevistas

A importância do signo ascendente

Por George Jorge e Márcia Bernardo

Fala-se muito sobre a necessidade de se conhecer o signo Ascendente, pois ele é um fator muito importante em Astrologia. Mas, afinal, o que é o tal do Ascendente? E como alguém pode fazer para saber qual é o seu?

Para se calcular o Ascendente é necessário conhecer, além da data e do local de nascimento, a hora com precisão dos minutos. É contado como sendo o instante do nascimento o momento da primeira respiração do bebê após o corte do cordão umbilical, pois se torna um ser separado da mãe. Para se fazer uma carta astrológica necessita-se de dois fatores: tempo e espaço, pois o nascimento ocorre num determinado momento e local. Convém destacar que quando se desconhece a hora é impossível ter uma carta astrológica completa, em que se definem os setores da existência e interesses da pessoa.

Além dos signos e astros, setores celestes, nós trabalhamos com os chamados setores terrestres, ou casas. Eles nos mostram os setores da vida como o financeiro, familiar, relacionamentos, trabalhos, enfim, assuntos que vivenciamos habitualmente. Com base nos signos e ou planetas presentes em cada setor podemos avaliar a forma como a pessoa lida com estes assuntos e também os tipos de acontecimentos nestas áreas.

Quando descrevemos um signo estamos fazendo interpretações sobre as características puras dele. Mas, a análise de uma carta astrológica é bem mais complexa e abrangente, pois existem outras influências além das do signo solar. O momento de nascimento é único e não teremos um céu igual durante milhares de anos, assim como cada ser é único e tem uma característica própria que o diferencia de qualquer outro.

O Ascendente representa a nossa entrada na vida, a personalidade. A primeira impressão que temos de alguém é pelo signo ascendente, e também será como os outros nos veem. Ele mostra a forma como nos relacionamos com o externo, como respondemos e percebermos a vida e interagimos com ela, como se dão os inícios, a aparência física, o aspecto exterior. Ele pode ser comparado à fachada de uma casa, ela se comunica com o exterior mas não se conhece como ela é por dentro. É esse signo que será o veículo que nos levará em contato com nós mesmos (Sol). Um indivíduo do signo de Escorpião possui por natureza uma característica desconfiada, misteriosa, intensa e profunda, mas no caso de ter um Ascendente em Gêmeos, a sua aparência será mais jovial, leve, curiosa, intelectual, aberto a informações e diversidade.

Muitas pessoas costumam perguntar se é verdade que o signo Ascendente só será vivido após os 30 ou 40 anos. Essa informação não tem nenhum fundamento e não se sabe de onde é proveniente, já que ele se manifesta desde o nascimento. Mas, normalmente é depois de uma certa idade que as pessoas tendem a ir em busca de sua jornada pessoal, de sua autenticidade e o Ascendente é aquele que nos auxilia a nos tornarmos aquilo que realmente somos.

George e Márcia são astrólogos, proprietários da Escola Santista de Astrologia. Contato: 3284 9714 e whats 13 99746 7839. www.escolasantistadeastrologia.com.br