Artigos e Entrevistas

Santos x Guarujá. Ponte ou túnel? Que venham os dois

Fonte: A Tribuna On-line / Paulo Corrêa Jr.*
 
Depois de tanto tempo, seria bom que moradores da Baixada Santista e turistas tivessem as duas opções
 
O Governo Federal anunciou em janeiro que já tínhamos a qualificação para a construção do túnel submerso prevendo que os estudos serão finalizados no primeiro trimestre e teremos o leilão para a escolha do investidor.
 
Vinte dias depois, o Governo Estadual ameaçou ingressar com ação judicial para garantir o início imediato das obras da ponte de ligação dos municípios de Santos e Guarujá. Quem venham os dois.
 
Depois de tanto tempo e tantas histórias, seria de bom tom que moradores da Baixada Santista e turistas tivessem as duas opções para trânsito entre as duas cidades. Afinal, trata-se de uma obra que virou lenda, trouxe muitas promessas e nada de concreto.
 
A ligação entre esses dois municípios é uma das maiores reivindicações da população, porque traria comodidade, conforto e maior possibilidades de comércio, desenvolvimento e, consequentemente trabalho, entre duas das principais cidades da Região. Juntas, somam quase 800 mil habitantes e são palco de muitos investimentos, principalmente em temporadas de verão. Assim, entendo que um esforço além do costumeiro deva ser feito para que possam finalmente fazer essa ligação.
 
Sendo necessária a escolha, minha opção recai para o túnel, por três motivos óbvios: trajeto menor, sem interferência na navegação do maior porto da América Latina e com menor impacto urbano. De qualquer forma, tenho duas certezas: não teremos os dois. E sendo qual for, ainda vamos ver muita água rolar.

*Paulo Alves Corrêa Júnior, Deputado Estadual de São Paulo
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar