Notícias

Navio de carga em quarentena no litoral de SP tem 10 casos confirmados de Covid-19

Fonte: G1 Santos
 
Resultados de exames de contraprova foram divulgados pela Anvisa na manhã desta segunda-feira (11).
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o navio cargueiro Bárbara está com dez tripulantes confirmados com coronavírus. Os exames de contraprova ao resultado inicial dos testes rápidos ficaram prontos no sábado (9), e a informação foi divulgada pelo órgão nesta segunda-feira (11). A embarcação segue em quarentena no Porto de Santos, no litoral paulista, até 16 de maio.
 
A Anvisa foi notificada de que o navio havia solicitado atendimento médico no dia 1º de maio. Técnicos realizaram inspeção a bordo e um tripulante doente teve resultado negativo para Covid-19. Porém, outros dois, sem sintomas, tiveram resultado positivo nos testes rápidos. Por isso, os tripulantes foram submetidos a exames de contraprova do tipo PCR, que é o mais eficiente.
 
Três embarcações permanecem em quarentena no Porto de Santos nesta segunda-feira. O navio de cruzeiros MSC Seaview segue em isolamento até o dia 14 de maio. O cargueiro MSC Giselle, o último a ser colocado em quarentena, permanecerá isolado no cais santista até 23 de maio.
 
Confira a situação de cada navio
 
Costa Fascinosa
 
O navio de cruzeiros Costa Fascinosa desembarcará mais sete tripulantes para que retornem aos seus países de origem. São seis italianos e um colombiano.
 
O navio chegou no Porto de Santos no dia 17 de março. No dia 19, entrou em quarentena, sendo liberado somente no dia 27 de abril.
 
Cabe à empresa organizar a operação de repatriação, articulando as questões relacionadas aos voos, datas e horários. Também é de responsabilidade da empresa a consulta ao formal ao Ministério das Relações Exteriores para realizar o desembarque e repatriação. O navio já desembarcou 400 tripulantes para retorno aos países de origem.
 
MSC Seaview
 
O navio recebeu todos os resultados dos testes laboratoriais feitos em sua tripulação. A embarcação, que tem 615 tripulantes, confirmou 86 casos positivos em testes laboratoriais do tipo PCR. Os exames foram custeados pela própria empresa marítima, que decidiu testar todos os tripulantes da embarcação. Não houve necessidade de desembarcar tripulantes para atendimento de emergência e todos seguem em bom estado de saúde.
 
MSC Poesia
 
O MSC Poesia não entrou em quarentena, pois não houve registro de casos a bordo.
 
MSC Musica
 
O navio de cruzeiros MSC Musica foi liberado da quarentena na terça-feira (5). A liberação aconteceu após 14 dias sem que a embarcação tenha registrado novos casos ou suspeita de Covid-19 a bordo.
 
MSC Giselle
 
O último navio a ser colocado em quarentena foi o cargueiro MSC Giselle, que teve um tripulante com resultado positivo para Covid-19. Ele foi desembarcado para atendimento médico. A Anvisa determinou a paralisação do navio no sábado (10) pelo período de 14 dias.
 
A embarcação teve sua operação suspensa e todos os 23 tripulantes do navio serão testados para Covid-19. O navio de cargas MSC Giselle veio de Navegantes (SC) e seu próximo destino seria a África do Sul.
 
Saldanha
 
O navio graneleiro Saldanha foi liberado da quarentena após 14 dias do diagnóstico de um caso a bordo. Durante esse período, nenhuma outra suspeita de Covid-19 foi registrada na embarcação.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe